Notícias

Notícias

edital BID energia

BID lança edital para soluções inovadoras no setor de energia

Até 30 de abril, empresas e startups que tenham soluções energéticas úteis para o setor público podem se inscrever. Selecionadas vão compor um banco de soluções do BID.

Boas ideias para setores que apresentam grandes desafios são sempre bem-vindas. Pensando nisso, até o dia 30 de abril estão abertas as inscrições da chamada Mostra sua Energia. A iniciativa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) tem como objetivo ajudar na economia dos recursos públicos a partir da adoção de soluções inovadoras relacionadas a iluminação pública, eficiência energética em prédios e geração e distribuição de energia solar.  

Para cumprir com esse objetivo, o BID irá selecionar startups, fornecedores e provedores de soluções inovadoras para o setor de energia e montar um banco de soluções. Depois de pronto, o banco será disponibilizado na plataforma do Programa de Investimento em Gestão de Infraestrutura Pública para Eficiência Municipal. Dessa forma, gestores públicos de todos os municípios brasileiros poderão acessar a ferramenta e contratar soluções inovadoras para seus projetos.

Podem participar do edital empresas já estabelecidas, residentes no Brasil ou no exterior, que tenham soluções energéticas em edifícios com: 1. ferramentas inovadoras para o diagnóstico e gestão do uso de energia; 2. capacitação em temas de eficiência energética (apps ou ferramentas online, por exemplo); 3. bens e equipamentos para promover o uso eficiente de energia; e 4. mecanismo de financiamento para projetos de eficiência energética.

Seleção e inscrições

Quatro critérios serão utilizados para selecionar as soluções propostas: capacidade de entrega, inovação, ética e natureza da empresa. Entre eles, requer-se que a empresa tenha pelo menos um cliente de grande porte, siga as políticas de comportamento ético do BID, que a solução seja escalável e tenha viabilidade técnica de implementação e que o produto já tenha sido testado.

Além disso, se a solução tiver sido criada pela empresa, é necessária a patente, caso contrário, que o trabalho seja relacionado a energia solar, Internet Of Things, Inteligência Artificial, Machine Learning, Realidade Virtual, Cybersecurity e blockchain.

As organizações interessadas em participar devem realizar a inscrição até 30 de abril mediante cadastro e preenchimento do formulário deste link. O lançamento do mapa está previsto para o final de junho.

Eventuais dúvidas devem ser esclarecidas na seção Perguntas Frequentes do site ou enviadas para o e-mail bidbrasil@iadb.org.



ICE – Instituto de Cidadania Empresarial