Categorias do Blog

Brasil Júnior lança Índice de Universidades Empreendedoras

“A universidade empreendedora é a comunidade acadêmica inserida em um ecossistema favorável, que desenvolve a sociedade por meio de práticas inovadoras”. Essa é a definição que norteia o Índice de Universidades Empreendedoras, elaborado pela Brasil Júnior em parceira com a AIESEC, Rede Ciências sem Fronteiras, Enactus e BRASA (Brazilian Student Association).

Para a realização do estudo, quatro mil univeritários de todos os estados do país responderam a um questionário que buscava identificar quais aspectos eram considerados fundamentais pelos estudantes para que uma instituição se tornasse referência em empreendedorismo. A partir disso foram identificadas 6 eixos que compõem o conceito de uma universidade empreendedora: Cultura Empreendedora, Inovação, Extensão, Capital Financeiro, Internacionalização e Infraestrutura.

Entre as instituições de maior destaque estão a USP, a UNICAMP, a PUC-Rio, ocupando as três primeiras posições, além das federais do Ceará (UFC), Minas Gerais (UFMG) e Rio Grande do Sul (UFRGS) e das cidades de São Carlos (UFSCAR), Viçosa (UFV), Santa Maria (UFSM), além da estadual de Maringá (UEM).

Confira o ranking completo e os indicadores que compõe cada um dos eixos em: http://brasiljunior.rds.land/indice-de-universidades-empreendedoras.

O que é uma universidade empreendedora

 

 

0 Comentários

Deixe o seu Comentário!

ICE – Instituto de Cidadania Empresarial | by