Conheça os finalistas da Chamada ICE–BID

O Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento têm o prazer de anunciar as instituições finalistas da Chamada ICE – BID, que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento e estruturação de negócios de impacto e também fortalecer a atuação de aceleradoras e incubadoras no país.

Neste processo, foram recebidas 51 inscrições de negócios de impacto, indicados por 17 incubadoras/aceleradoras apoiadoras. Destas, foram pré-selecionadas para a segunda etapa 39 negócios, apoiados por 12 organizações. Para passar para esta segunda rodada, foram avaliados  requisitos e critérios de elegibilidade definidos no edital desta chamada.

Confira agora a lista dos quinze negócios de impacto selecionados como finalistas e as oito incubadoras/aceleradoras que os apoiam. Estes negócios apresentarão suas soluções para um Comitê Avaliador, que selecionará cerca de 8 negócios de impacto e suas organizações apoiadoras, para receberem aporte financeiro. Estão disponíveis até R$ 1,6 milhão para apoiar os negócios de impacto socioambiental e fortalecer as aceleradoras e incubadoras.

Incubadora/Aceleradora apoiadora Negócio de Impacto Socioambiental
Artemísia Guten Educação e Tecnologia
MGov Brasil
Ashoka Acreditar Capital Humano e Transformação Social
CIES Global
Descarte Correto Serviço Ambiental
Din4mo Concretta Franchising – Escola da Construção
Mais 60 Saúde
Programa Vivenda Reformas para Baixa Renda
Recicleiros: Instituto S.O.S. Sistemas Organizados para a Sustentabilidade
ITCG – Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Criativos e Inovadores de Campina Grande Sinapse Virtual
NESsT Bio Fair Trade Comércio e Exportação de Produtos Artesanais
Instituto Quintessa 4YOU2 Ensino de Idiomas
Tá na Hora
Unitec/Unisinos Silo Verde
Yunus Beone Tech

Conheça uma a uma as soluções finalistas:

 4You2 Ensino de Idiomas: Rede de escolas de idiomas com professores estrangeiros e voltada para os públicos das classes CDE. (www.4y2.org)

Acreditar Capital Humano e Transformação Social: tem como finalidade promover o desenvolvimento local, através do microcrédito produtivo orientado, empreendedorismo e educação financeira. (www.acreditar.org.br/)

Beone Tech: startup da área biotecnológica que desenvolve produtos e tratamentos que usam fototerapia. Desenvolve uma solução para tratamento da maior causa de amputações do mundo hoje: o pé diabético. (www.beonetech.com)

Bio Fair Trade Comércio e Exportação de Produtos Artesanais: negócio social de comércio justo que apoia pequenos grupos de artesãos na capacitação e inserção no mercado. (www.biofairtrade.com.br)

CIES Global: organização que oferece à população de alta vulnerabilidade social o atendimento de saúde integral, por meio de unidades móveis e fixas de saúde. (www.ciesglobal.org)

Concretta Franchising – Escola da Construção: rede de franquias que tem como objetivo de capacitar e transformar vidas através da educação profissionalizante. (www.escolaconcretta.com.br)

Descarte Correto Serviço Ambiental: transforma o lixo eletrônico em matéria-prima, qualificação profissional e produtos acessíveis. Especializada na gestão de resíduos tecnológicos.  (http://descartecorreto.blogspot.com.br/)

Guten Educação e Tecnologia: plataforma digital que desenvolve e avalia as habilidades leitoras dos estudantes do Ensino Fundamental. (www.gutennews.com.br)

Mais 60 Saúde: oferecem às pessoas idosas um cuidado integral, acessível e resolutivo para sua saúde. (www.mais60saude.com)

MGov Brasil: oferece produtos de comunicação inteligente para engajamento e avaliação, voltados ao desenvolvimento social. (http://www.mgovbrasil.com.br/)

Programa Vivenda Reformas para Baixa Renda: faz reformas habitacionais de baixa complexidade e alto impacto social para a população de baixa renda. (www.programavivenda.com.br)

Recicleiros: Instituto S.O.S. Sistemas Organizados para a Sustentabilidade: gestão sustentável de resíduos com inclusão socioprodutiva de catadores. (http://www.recicleiros.org.br/)

Silo Verde: silos para armazenagem de rações animais e grãos, constituídos a partir de matérias primas poliméricas recicladas de alta resistência PET, com montagem rápida e um custo inferior aos produtos atualmente existentes no mercado. (www.siloverde.com.br)

Sinapse Virtual: desenvolvimento de uma tecnologia educacional, utilizando recursos tecnológicos como instrumentos de processo de ensino de desenvolvimento infantil, tendo a neurociência como um dos pilares de construção de uma nova educação.  (http://gruposinapsevirtual.com/)

Tá na Hora: criada para prevenir doenças, combater epidemias, promover qualidade de vida e facilitar o acesso a informações sobre a saúde unindo tecnologia e inteligência artificial.  Promove engajamento via meios digitais para gestão de risco em saúde (www.ta-na-hora.com)

 A Chamada ICE- BID faz parte de uma parceria mais ampla firmada entre o BID/Fumin e ICE, na qual as instituições investirão BRL 9.3 milhões para investimentos em negócios de impacto social e ambiental, fortalecimento de incubadoras e aceleradoras, suporte na implementação das recomendações estratégicas da Força Tarefa de Finanças Sociais e ações para avançar o campo em universidades brasileiras.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.