Força Tarefa de Finanças Sociais

Em 2013, um grupo de 20 organizações, representantes do ecossistema de finanças sociais e negócios de impacto no Brasil, reuniu-se para constituir um movimento em prol das Finanças Sociais no país. Elegeram temas críticos para o campo e, inspirados pela trajetória de outros países, convidaram lideranças brasileiras de diferentes setores para assumir a Força Tarefa Brasileira de Finanças Sociais, lançada em maio de 2014.

A Força Tarefa de Finanças Sociais atua com a crença de que modelos de negócios podem resolver problemas sociais.

Sua missão é articular sua rede de relações para atrair investidores, empreendedores, governos e parceiros para que desenvolvam e fomentem modelos de negócios rentáveis, que resolvam problemas sociais ou ambientais e, com isso, mudem a mentalidade sobre como gerenciar recursos e necessidades da sociedade.

Nesse sentido, a Força Tarefa atua em quatro pilares estratégicos: (1) Produção de conhecimento; (2) Monitoramento das recomendações; (3) Acompanhamento da agenda global e local e (4) Influência de atores estratégicos.

O campo das Finanças Sociais e Negócios de Impacto movimentou R$ 13 bilhões em 2014, conforme estudo realizado pela Deloitte em parceria com a Força Tarefa. Considerando o potencial para que esse montante atinja R$ 50 bilhões anuais até 2020, a Força Tarefa definiu quatro alavancas, com 15 recomendações, que, se impulsionadas conjuntamente, podem fortalecer o campo. A partir desse direcionamento, a Força Tarefa identifica atores chaves para implementar as recomendações, e segue no monitoramento de marcos e indicadores.

Temas das Recomendações da Força Tarefa
  1. Investimento de indivíduos de alta renda em produtos financeiros de impacto
  2. Protagonismo de Fundações e Institutos em finanças sociais
  3. Expansão e capitalização de fundos sociais
  4. Uso do subcrédito social do BNDES para negócios de impacto
  5. Inclusão de negócios de impacto na cadeia de valor das empresas
  6. Inclusão de negócios de impacto nas compras governamentais
  7. Chamadas para fundos de investimento de impacto
  8. Fortalecimento de incubadoras e aceleradoras para qualificar mais negócios de impacto
  9. Apoio SEBRAE aos empreendedores de negócio de impacto
  10. Formação de empreendedores de negócios de impacto; produção e disseminação de conhecimento em Finanças Sociais e Negócios de Impacto
  11. Formatos inovadores para financiamento de negócios de impacto
  12. Utilização de padrões globais de indicadores de avaliação de impacto
  13. Integração do Governo Federal na agenda de finanças sociais
  14. Título de Impacto Social
  15. Princípios para Negócios de Impacto no Brasil
Diretoria executiva
Parceiros Estratégicos
Apoio

QUEM FAZ PARTE DA FORÇA TAREFA?

A Força Tarefa inclui uma governança com diferentes instâncias. Os atuais membros são Alice Freitas, Guilherme Affonso Ferreira, Marcos Vinicíus de Souza, Daniel Izzo, Fabio Barbosa, Rodrigo Menezes, Luiz Lara e Heloisa Menezes.

A Diretoria Executiva é formada pelo ICE e um grupo consultivo, do qual participam 70 organizações que atuam no campo das Finanças Sociais e Negócios de Impacto. A Fundação Telefônica Vivo e a Deloitte são parceiros estratégicos e o ICE, a Fundação Telefônica Vivo, o Instituto Península e a Lew’Lara\TBWA são parceiros financeiros.

forca-tarefa
Saiba mais sobre a Força Tarefa no site oficial.