Notícias

Notícias

ICE REALIZA ENCONTRO COM PROFESSORES DA REGIÃO NORTE

Encontro em Belém conecta professores a temática de Negócios de Impacto

Mais de 40 professores de universidades do Pará, Amazonas e de Roraima participaram do encontro promovido pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), no dia 18 de outubro, no auditório da Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Pará (Universitec). O objetivo do encontro foi sensibilizar professores de universidades da Região Norte sobre a temática de negócios de impacto e finanças sociais e de promover o engajamento no Programa Academia.

Fernanda Bombardi e Beto Scretas, do ICE, explicaram o trabalho do Programa Academia aos participantes, destacando a importância da atuação e do envolvimento dos professores para a consolidação do campo no Brasil, da graduação à extensão, com a produção de conhecimento, estudos e publicações sobre as temáticas das finanças sociais, do empreendedorismo social e dos negócios de impacto.

Os representantes do ICE apresentaram as oportunidades que a Rede do Programa Academia oferece:

  • espaço de coconstrução dos professores da Rede do Programa Academia ICE, que é formada atualmente por 60 acadêmicos de todo o Brasil, ligados a instituições de ensino superior interessados na divulgação de suas pesquisas para outros pesquisadores, docentes, estudantes e comunidade geral;
  • participação no encontro nacional de professores da Rede e nos encontros virtuais;
  • participação na Chamada de Apoio a Pesquisas e Casos de Ensino, com o objetivo de estimular a produção de pesquisa acadêmica no campo de Finanças Sociais e Negócios de Impacto.

“Além da presença regional, o encontro foi enriquecido com a diversidade dos participantes. Outro aspecto importante é que boa parte dos professores presentes no encontro já realizava ações com intenção de gerar impacto social seja no ensino, na pesquisa ou na extensão. São professores que estão envolvidas em projetos e iniciativas sociais, mas não necessariamente com modelos de negócio para gerar impacto socioambiental, que é a nossa proposta. Eles mesmos não se dão conta do quanto já estão se conectando com essa agenda”, comenta Fernanda.



ICE – Instituto de Cidadania Empresarial