Notícias

Notícias

2º Lab de Inovação mobiliza empresas para gerar impacto

A Força Tarefa de Finanças Sociais e a Aoka Labs deram início à segunda edição do Lab de Inovação em Finanças Sociais e Negócios de Impacto. A iniciativa reuniu nos dias 21 e 22 de junho, na Unibes Cultural, em São Paulo, representantes de 40 organizações, com o objetivo de fortalecer o ecossistema e propor ações coletivas (protótipos) para enfrentar desafios e gerar impacto social e ambiental.

“Empresas gerando impacto” é o tema da edição 2017, que terá três focos:

1) Grandes empresas – como estimular as grandes empresas a buscar soluções para os seus desaafios estratégicos por meio da conexão com negócios de impacto (via corporate ventures, fornecedores, demandas sociais, estudo de novos mercados, etc);

2) Gestores municipais – como estimular que gestores municipais contratem, fomentem e apoiem negócios de impacto como solução complementar no atendimento à população;

3) Capital semente – como atrair mais investidores e instrumentos financeiros que beneficiem negócios que estejam em processo de estruturação e crescimento.

O processo do Lab de Inovação tem como base metodológica a Teoria U, voltada à resolução de desafios complexos e geração de impacto coletivo, uma referência internacional nessa área. Foi desenvolvida pelo Presencing Institute, fundado pelo professor Otto Scharmer do Massachusetts Institute of Technology (MIT), e adaptada pela Aoka Lab, no Brasil.

Está em andamento, no Lab de Inovação, o processo de geração dos oito protótipos, que envolveu a exposição e debates de conteúdo, jornadas de sensibilização, troca de experiência entre as organizações participantes e a cocriação de projetos entre os participantes. Estão em desenvolvimento os protótipos:
• Guia de Impacto para Grandes Empresas
• Modelo Acessível de Mensuração do impacto
• Pitch Gov
• Plataforma colaborativa
• Fundo É de Todos para a base da pirâmide
• Aceleração em cadeia
• Iniciativas entre empresas
• Mapeamento de plataformas

O que é um Lab de Inovação?
É um processo coletivo de aprendizagem, experimentação, criação e busca por novas oportunidades de parcerias, conexões ou negócios dentro de um sistema – no caso, o sistema de Finanças Sociais e Negócios de Impacto. Seus participantes representam organizações influentes de todos os setores da sociedade, selecionados para trazer diversidade e alto nível de diálogos. Por meio de um processo estruturado, os participantes podem compreender melhor os desafios do sistema e encontrar soluções criativas que gerem benefícios para as suas próprias organizações e para o ecossistema. A empatia e a conexão entre os participantes geram um ambiente de confiança e de criatividade, que funciona como um catalisador do processo de inovação.

“Em 2016, ao longo de sete meses e quatro encontros, a primeira edição do Lab obteve resultados significativos como a criação de uma rede de relacionamento entre atores do ecossistema de Finanças Sociais e Negócios de Impacto, a estruturação de sete projetos que atuam em pontos de alavancagem do sistema e o aporte direto de R$ 1 milhão em recursos para intermediários e negócios de impacto”, ressalta Diogo Quitério, gestor de programas do ICE.



ICE – Instituto de Cidadania Empresarial