Notícias

Notícias

IncluirPNUD

Iniciativa incluir divulga projetos vencedores

Os dez vencedores da Chamada de Casos Iniciativa Incluir 2017, projeto conjunto do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional), foram divulgados no dia 22 de agosto, no Rio de Janeiro, e incluem projetos de impacto socioambiental de várias regiões do país, alinhados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Confira a seguir os projetos vencedores.

Ideia inovadora: Carborroz, Rio Grande do Sul

Transforma resíduo da queima da casca do arroz em carvão ativado de baixo custo para tratamento de água e esgoto, contribuindo para resolver a falta de saneamento básico no Brasil e o fornecimento de água potável a pessoas que moram em áreas remotas.

Solução de impacto ambiental: Vianatus, São Paulo

Implanta hortas em telhados e em paredes com um sistema de irrigação automatizado, cuja manutenção é feita por um grupo de mulheres em situação de vulnerabilidade, incluindo refugiadas.

Negócio de impacto social: Firgun, São Paulo

Projeto tem o objetivo de atacar o problema da desigualdade social no Brasil por meio de educação financeira e da facilitação de crédito. Viabiliza o microcrédito, sem juros, para microempreendedores das classes C, D e E, com renda familiar per capita de até R$ 750. http://www.firgun.com.br/

 Negócio de Impacto em Escala: SmartMEI, São Paulo

SmartMEI é um projeto que, através da automação de processos fiscais e da criação de uma estrutura de suporte de baixíssimo custo e altamente escalável, oferece suporte contábil aos Microempreendedores Individuais. https://www.smartmei.com.br/

Negócio de Impacto Rural: Adapta, Rio de Janeiro e Bahia

É uma joint venture de empresas lideradas pela Onda Verde Ltda que desenvolveu o serviço MAIS Leite (Modulo Agroclimático Inteligente e Sustentável). O MAIS Leite intensifica a produção de leite bovino local e diminui as flutuações produtivas para tornar os produtores do semiárido mais resilientes à mudança do clima,diminuindo os riscos de investimentos de produtores, bancos e investidores públicos e privados nesta cadeia no semiárido.  http://www.adaptasertao.net/

 Negócio Inclusivo na Cadeia de Valor: Saladorama

Negócio de impacto social cuja missão é a democratização do acesso à alimentação e à hidratação saudável e de qualidade. A empresa atua com cozinhas bases dentro de comunidades brasileiras empregando, capacitando e empoderando seus moradores. Seu objetivo é oferecer a todos seus clientes o cuidado no atendimento e uma opção de alimentação saudável, personalizada e a preço acessível.https://saladorama.com/

  Reconhecimentos Especiais

Essa primeira edição da Iniciativa Incluir recebeu 857 inscrições de todas as regiões brasileiras. O processo de seleção destacou 95 projetos, que foram encaminhados para a banca, formada por representantes de 20 organizações, entre elas, o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE).

A gerente de Parcerias para o Setor Privado do Pnud Brasil, Luciana Aguiar, ressaltou que o edital mostra uma nova tendência de negócios de impacto social no Brasil, porque traz muitos negócios que começam a integrar a dimensão social com a dimensão ambiental. “Mostra que os negócios podem não só ser lucrativos, mas também trazer soluções para as questões do desenvolvimento sustentável. O interessante dessa chamada é essa integração”, disse Luciana.

Heloísa Menezes, diretora técnica do Sebrae Nacional, destacou que muitas dessas soluções são buscadas pelos próprios empreendedores das comunidades. Há também negócios de impacto que são feitos para a base da pirâmide, visando não só ganhar dinheiro, mas dar resposta para problemas sociais e ambientais. “Hoje, a gente está vendo muita startup (empresa nascente) com essa pegada, com esse objetivo de atender a um propósito social para mudar a realidade. Tem um campo fértil de trabalho para as empresas de impacto”.

Representantes do Pnud e do Sebrae vão se reunir agora com aceleradoras (empresas que apoiam o desenvolvimento de startups) e potenciais investidores de impacto para analisar os casos e disponibilizar um apoio ao processo de aceleração ou aplicar recursos. O suporte financeiro será anunciado no dia 5 de outubro, em Brasília, durante solenidade de premiação dos negócios de impacto social, organizada pelo Sebrae Nacional e Pnud. Outro edital com esse mesmo recorte deve ser lançado em parceria pelas duas entidades, em 2018.

II Seminário Negócios de Impacto Social Incluir

Nos dias 22 e 23 de agosto, o II Seminário Negócios de Impacto Social Incluir reuniu aceleradoras, investidores, instituições e especialistas da academia em nove painéis para debater aspectos do ecossistema de apoio a negócios sociais e inclusivos no Brasil.

No painel de abertura, Graziella Comini, professora doutora da FEA USP (Faculdade de Contabilidade, Economia e Administração da Universidade de São Paulo), apresentou um balanço da produção do conhecimento gerado pelo ecossistema, de 2011 até 2017, que tem como base os relatórios de 57 instituições, identificadas no site da Força Tarefa de Finanças Sociais.

Entre os temas debatidos no seminário, destacam-se

  • Abordagens e desafios para impulsionar negócios sociais e inclusivos no país
  • Tendências no cenário de investimento de impacto
  • Medidas de incentivo à atividade empreendedora de impacto com foco na base da pirâmide
  • Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
  • Indicadores de impacto

Beto Scretas, do ICE, participou de duas mesas, apresentando a atuação da Força Tarefa e destacando as Recomendações que alavancam o desenvolvimento do campo. Entre elas, a questão das compras governamentais, principalmente no âmbito municipal. “Esse é um movimento que poderia fortalecer o ecossistema. O desafio é convencer os gestores públicos sobre a importância dessa agenda”, afirmou Beto Scretas, na mesa que debateu “Medidas de incentivo à atividade empreendedora de impacto com foco na base da pirâmide no Brasil”

Os vídeos das apresentações do seminário podem ser acessados pelo link:  http://www.aovivosebrae.com.br/impactosocial/Video.aspx



ICE – Instituto de Cidadania Empresarial