Notícias

Notícias

guia-2.5

Instituto Quintessa lança nova edição do Guia 2.5

O Instituto Quintessa, que desenvolve programas de aceleração para empreendimentos sociais, lançou no dia 13 de dezembro, em São Paulo (SP), a edição atualizada do GUIA 2.5 – Guia para o desenvolvimento de negócios de impacto

O guia apresenta organizações que apoiam o empreendedorismo social do país, mostrando as diferenças entre elas e indicando qual é a melhor opção para cada negócio. O nome da publicação faz alusão ao chamado “setor 2.5”, dos negócios de impacto social, que reúne características do segundo setor, formado por empresas privadas, e do terceiro setor, das organizações sem fins lucrativos. A edição de 2015, que trazia 11 organizações, obteve mais de dois mil acessos.

O projeto foi idealizado e realizado pelo Quintessa, com patrocínio do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e do Instituto Sabin; apoio do Finance for Good e parceria do PonteAPonte. A edição de 2017 foi ampliada com a participação de 34 organizações e traz inovações, como a inclusão das iniciativas que ofertam capital e a interatividade que permite ao empreendedor se situar no universo das instituições presentes no Guia.

A ideia do projeto é facilitar o diálogo e a conexão entre organizações e empreendedores. Além do perfil completo e análise comparativa das organizações de apoio, o guia reúne informações como suporte oferecido, diferenciais de cada organização, critérios de seleção e detalhes sobre seu funcionamento.

O GUIA 2.5 oferece uma fotografia do cenário atual, uma vez que as organizações estão constantemente promovendo modificações em sua metodologia, com o objetivo de aprimorar seus serviços. O levantamento foi realizado a partir de um questionário personalizado para atender aos objetivos da ferramenta. Foram realizadas diversas entrevistas presenciais e virtuais com representantes das organizações. Dentre as diversas organizações existentes no setor, o GUIA fez o recorte daquelas que atendem a quatro critérios principais:

  • a organização tem foco explícito em negócios de impacto;
  • a organização tem como atividade principal o suporte ao desenvolvimento desses negócios;
  • a iniciativa é aberta para inscrição dos empreendedores;
  • a organização tem um programa recorrente ou com perspectiva de continuidade.

As organizações presentes no GUIA 2.5 oferecem programas de aceleração, de incubação, de fellowship ou de educação e pré-aceleração; desenvolvimento humano; investimentos de impacto socioambiental; membership; plataforma de impulso; movimento de Empresas B certificadas; e laboratórios de inovação. Formam uma rede de especialistas que podem ajudar os empreendedores em capacitação/treinamento, dar suporte em gestão e integrá-los à rede de mentores, em função do estágio e dos desafios.

“São muitos os aprendizados que a elaboração do guia proporcionou: crescimento do ecossistema nos últimos anos, como as organizações usam a definição de Negócio de Impacto, a adesão crescente à Carta de Princípios da Força Tarefa e a geografia. Das 34 organizações,19 têm atuação nacional”, afirma Anna de Souza Aranha, diretora do Instituto Quintessa.

Iniciativas presentes no Guia 2.5 de 2017:

Artemisia, Ashoka, Bemtevi, AGIR, Aceleradora Quintessa, Business Design for Change, Captação de Investimento Quintessa, Din4mo, Empreendedores da Mudança, Impact Hub, Inovativa de Impacto, Impacta Sebrae RJ, ITCG, Kaeté Investimentos, Kaleydos, Kviv Ventures, Legado, Libria, Mov Investimentos, Magnus, NESsT, Positive Ventures Pense Grande, Venture Building, Rede Papel Solidário, Rise Ventures, Sense Lab, Sistema B, Sitawi, UNITEC, Vox Impact Investing, Yunus Negócios Sociais e Yunus&Youth, WAM.

Para mais informações, acesse o site da Quintessa. Para fazer dowload do GUIA, clique aqui.

Instituto Quintessa
O Instituto Quintessa atua como aceleradora focada em potencializar o crescimento de negócios que geram impacto social ou ambiental. Almeja transformar a realidade do país pelo empreendedorismo, impulsionando uma nova forma de fazer negócios, garantindo o sucesso de empresas que resolvem os desafios centrais da sociedade – os negócios de impacto.

Por meio do programa de aceleração, o empreendedor acessa suporte em gestão (tanto estratégico quanto na criação de ferramentas), rede de mentores, encontros com foco em capacitação e formação de rede entre empreendedores, desenvolvimento pessoal do empreendedor e suporte por meio de network, tendo contato com veículos de mídia e potenciais investidores, clientes e parceiros do seu negócio.



ICE – Instituto de Cidadania Empresarial