Notícias

Notícias

Lab-de-Inovação

Lab de Inovação finaliza protótipos

A Força Tarefa de Finanças Sociais (FTFS) e a Aoka Labs realizaram no dia 17 de agosto, em São Paulo, o segundo encontro do Laboratório de Inovação em Finanças Sociais 2017.

Atualizar informações, olhar o processo e identificar possibilidades de conexões entre as agendas foram os objetivos do encontro. O processo do Lab de Inovação tem como base metodológica a Teoria U, voltada à resolução de desafios complexos e geração de impacto coletivo, uma referência internacional nessa área. Foi desenvolvida pelo Presencing Institute, fundado pelo professor Otto Scharmer do Massachusetts Institute of Technology (MIT), e adaptada pela Aoka Lab.

Representantes de 40 organizações, divididos em implementadores (com disponibilidade e interesse em liderar os protótipos) e em apoiadores (com atuação mais pontual ou periférica em um ou mais protótipos), debateram os protótipos sugeridos no primeiro encontro realizado em junho e que giram em torno do tema escolhido para essa edição: “Empresas gerando impacto”.

Foram finalizados sete protótipos:

  • Mensuração de impacto para pequenos negócios
  • Fundo Editodos
  • Pitch Gov de Impacto
  • Guia para atuação de grandes empresas com negócios de impacto
  • Grandes empresas pelo impacto
  • Guia para implementação de instrumentos de investimento de impacto
  • Caminhos para o fornecimento de impacto em grandes empresas

 “Na opinião da Força Tarefa e da Aoka, o encontro funcionou para garantir o comprometimento dos participantes no processo de implementação. O trabalho começou. Chegou a hora de dividir as tarefas, de buscar novos apoiadores e de acionar as pessoas que prometeram apoio. A Força Tarefa está à disposição para ajudar no que for necessário”, ressalta Diogo Quitério, gestor de programas do ICE.

O próximo encontro será em 17 de outubro – um encontro virtual, das 16h às 18h.



ICE – Instituto de Cidadania Empresarial