Outras iniciativas

O ICE apoia as organizações intermediárias – como instituições de fomento ao tema, de avaliação, capacitação e certificação, de produção e disseminação de conteúdo, entre outras – por meio de um programa que visa ampliar e fortalecer a atuação desses atores no campo das finanças sociais e dos negócios de impacto.

O trabalho é pautado em três frentes estratégicas:

Financeiro – para iniciativas com foco em inovação ou que respondam a gaps do ecossistema

Produção de conhecimento – apoio para a tradução ou adaptação de pesquisas, artigos e outros conteúdos

Realização de eventos – em conjunto com organizações intermediárias e com foco no tema das finanças sociais

Realizado a cada dois anos, o evento nasceu com a missão de fortalecer o ecossistema de finanças sociais e negócios de impacto no Brasil. É uma iniciativa que abre espaço para o diálogo e o debate sobre as questões estruturais do campo, as inovações nos investimentos, a perspectiva dos empreendedores sociais, o papel do governo e da academia, as oportunidades para a indústria e a inclusão dos negócios de impacto na cadeia de valor de grandes empresas e governo, entre outros assuntos.

O Fórum é um momento para compartilhar experiências, identificar desafios e oportunidades e estimular novas formas e modelos de se pensar a alocação de capital para impacto social no país.

O evento reúne especialistas e atores do ecossistema e conta com palestrantes nacionais e internacionais, a fim de atingir os seguintes objetivos:

  • Influenciar o mindset de lideranças empresariais e investidores para ampliar investimento com impacto social
  • Sensibilizar fundações para as temáticas de Finanças Sociais e Negócios de Impacto
  • Disseminar o tema na mídia e para além do Fórum
  • Sensibilizar atores estratégicos para o potencial do geração de impacto social do campo

O Fórum é uma realização conjunta da Artemisia, do ICE e da Vox Capital.

Promove a troca de experiência entre os associados do ICE (essencialmente empresários e investidores) e empreendedores de negócios de impacto socioambiental, para a resolução de desafios concretos de empreendimentos acelerados pela rede de parceiros do instituto. As sessões duram cerca de duas horas e envolvem as áreas de conhecimento dos associados, como marketing, gestão, comercial, planejamento estratégico, jurídica, empreendedorismo, financeira, recursos humanos e comunicação. Também contam com o apoio de um facilitador, para sistematização dos aprendizados.

A sessão de mentoria é um espaço de construção colaborativa, em que mentor e empreendedor analisam juntos os desafios e as oportunidades para o negócio em questão.

O programa também prevê palestras para grupos de empreendedores que apresentam desafios ou necessidades comuns, com abertura para a interação entre mentores e empreendedores.

Parceiros na realização do Fórum:
ICE – Instituto de Cidadania Empresarial