Notícias

Notícias

Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto anuncia selecionados pela chamada IMPULSE, de apoio ao campo

Seis propostas foram selecionadas e receberão um total de R$ 230 mil em doações para desenvolver ações inovadoras no ecossistema de Investimentos e Negócios de Impacto.

São Paulo, 25 de setembro de 2018 – A Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto – em parceria com o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Fundo Multilateral de Investimentos (Fumin), o Instituto Vedacit, o Itaú e o Britsh Council – anuncia as propostas selecionadas pela IMPULSE – Chamada de apoio ao campo dos Investimentos e Negócios de Impacto.

Duzentos e trinta mil reais serão doados às instituições responsáveis pelas seis propostas selecionadas, que deverão concluir suas atividades até o final de 2019. A chamada IMPULSE foi lançada no mês de agosto e recebeu o total de 107 propostas em suas cinco categorias: Empreendedorismo de impacto na periferia; Conexão de grandes empresas com a agenda de impacto; Compras públicas de Negócios de Impacto; Capital semente para fomento a Negócios de Impacto e Criação do Prêmio Jornalista de Impacto.

Confira as propostas selecionadas por categoria:

Categoria Instituição Proposta
1 | Empreendedorismo de impacto na periferia BlackRocks Startups Apoio a empreendedores negros na criação de startups na Grande São Paulo.
2 | Conexão de grandes empresas com a agenda de impacto AfroBusiness Brasil Integração entre afroempreendedores e empreendedores periféricos e grandes empresas, com capacitação e rodada de negócio em São Paulo.
3 | Compras públicas de Negócios de Impacto AgriMart Plataforma web para busca e cotação de produtos da Agricultura Familiar, para catalisar processos de compras públicas por prefeituras, para a merenda escolar. O produtor é acionado de forma simples e em tempo real pelo WhatsApp.
4 | Capital semente para fomento a Negócios de Impacto SITAWI Finanças do Bem + Rede Dinheiro e Consciência (RDC) Primeira plataforma de crowdlending para Negócios de Impacto (NI) no Brasil.
4 | Capital semente para fomento a Negócios de Impacto Universidade da Correria Estudo textual e audiovisual sobre empreendedores das periferias realizado por um projeto nascido na periferia do Rio de Janeiro, a Universidade da Correria. O material destina-se a gestores e educadores.
5 | Criação do Prêmio Jornalista de Impacto ponteAponte – Empreendedorismo Social + Fundação Cásper Líbero Prêmio Jornalista de Impacto com as categorias Texto, Audiovisual, Iniciativas inovadoras de jornalismo no campo de investimento e negócios de impacto e Iniciativas em contextos periféricos e comunitários

A Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto, antiga Força Tarefa de Finanças Sociais (FTFS), é uma iniciativa criada para identificar, conectar e apoiar organizações e temas estratégicos para o fortalecimento do campo de Investimentos e Negócios de Impacto no Brasil. Em outubro de 2015, foram lançadas 15 recomendações para avançar o campo, com metas para 2020. Esse conteúdo foi construído a partir de referências globais e consulta a muitos atores envolvidos nessa agenda. A chamada IMPULSE é uma das iniciativas da Aliança para a alavancar ações estratégicas para alcançar as recomendações.



ICE – Instituto de Cidadania Empresarial