Teoria de Mudança
O Brasil tem problemas sociais complexos, que impactam direta e indiretamente toda a população, especialmente em áreas como educação, saúde, moradia, geração de emprego e distribuição de renda.
As ações governamentais, os investimentos sociais de empresas e o dinheiro de pessoas físicas engajadas com a filantropia têm tido papel importante no seu enfrentamento, mas são insuficientes para resolvê-los. As soluções existentes não chegam a todos e, quando chegam, não têm se mostrado definitivas.
Um dos caminhos inovadores que se somam aos esforços para endereçar essas questões é o dos investimentos e negócios de impacto.
- Investimentos de impacto são todos os recursos, públicos e privados, que podem ser direcionados por instrumentos financeiros para organizações, negócios e fundos, comprometidos em gerar impacto social mensurável e rentabilidade financeira.
- Negócios de impacto são empreendimentos com missão e soluções voltadas para a resolução de problemas sociais e ambientais – comprometidos em monitorar seu impacto e gerar resultado financeiro positivo e sustentável. Os negócios de impacto podem assumir diferentes formatos legais: associações, cooperativas ou empresas.
- MOBILIZAÇÃO DE ATORES E REDES CHAVE | Atrair o interesse de lideranças que incorporem a agenda de impacto dentro de suas organizações e redes assumindo compromissos estruturantes.
- INFLUÊNCIA SOBRE GESTORES E INVESTIDORES | Mobilizar mais capital para o ecossistema e estimular a criação de produtos financeiros que atraiam investidores, acionistas, fundações e governo, trazendo o impacto para o centro de suas decisões.
- INFRAESTRUTURA DE APOIO | Fortalecer um ambiente institucional favorável (cultura, legislação e regulamentação) e infraestrutura com redes, plataformas de formação, conteúdo de referência e condições para replicação de boas práticas.
- INOVAÇÃO PARA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL | Gerar repertórios e evidências que comuniquem as inovações do ecossistema e seu poder transformador, engajando cada vez mais atores estratégicos.
TEORIA DE MUDANÇA 2021 – 2025
Visão de Transformação
O ecossistema de investimentos e negócios de impacto se consolida gerando soluções inovadoras para superação das principais questões sociais e ambientais do Brasil, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, atraindo novos capitais e servindo como referência e inspiração para uma economia que coloca impacto no centro de todas as decisões.
Para conhecer a versão completa da Teoria de Mudança do ICE, com resultados e outros detalhes, clique aqui.
Saiba mais:
A nova Teoria de Mudança envolveu reflexões sobre os resultados obtidos pelo ICE durante o primeiro ciclo na agenda de investimentos e negócios de impacto, iniciado em 2014. As conclusões da avaliação de impacto do projeto em convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), concluída pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) em 2020, foram um ponto de partida importante nesse processo, assim como o relatório produzido pela Aliança pelo Impacto sobre o ecossistema no período 2015-2020. As novas recomendações para o avanço do campo até 2025 também nortearão a atuação do Instituto nos próximos cinco anos.