Notícias

Notícias

Inscrições para o processo seletivo 2016-2017 do Programa de Incubação e Aceleração de Impacto vão até o dia 8 de novembro

Aceleradoras e incubadoras de todo o país, dispostas a incluir ou a fortalecer sua estratégia de atuação em negócios de impacto social ou ambiental, podem se inscrever gratuitamente, até o dia 8 de novembro, para participar do processo seletivo 2016-2017 do Programa de Incubação e Aceleração de Impacto.

A iniciativa é uma realização do ICE, em parceria com a Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) e o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas). A segunda rodada foi lançada durante a 26ª Conferência Anprotec, realizada em Fortaleza (CE), entre 17 e 20 de outubro.

Como na edição 2015/2016, o programa oferece capacitação gratuita, presencial e online, para profissionais de aceleradoras e incubadoras de empresas. A primeira atividade será um workshop presencial que será realizado em dezembro, em Brasília (DF). Entre janeiro e maio do próximo ano, serão realizadas as demais atividades de capacitação, visando a elaboração um Plano de Ação para a inclusão de negócios de impacto no portfólio das organizações.

A iniciativa parte do princípio de que são inúmeras as questões que os negócios de impacto – empreendimentos que têm a missão explícita de gerar impacto social ou ambiental ao mesmo tempo em que geram resultado financeiro positivo de forma sustentável – podem ajudar a resolver. E as incubadoras e aceleradoras têm desempenhado um papel fundamental no Brasil, no fomento e fortalecimento desses negócios.

O processo selecionará dez incubadoras e aceleradoras para a etapa final, que deverá ocorrer em junho de 2017. Os finalistas apresentarão seu plano de ação para uma banca de especialistas. Os cinco melhores planos de ação renderão às incubadoras e aceleradoras R$ 25 mil para execução do projeto, enquanto os empreendedores do seu portfólio, que possuam negócios de impacto, terão acesso a mentoria de empresários e investidores e ganharão vouchers em serviços do Sebrae. Além disso, terão acompanhamento para implementação do Plano de Ação, oportunidade de participação no grupo de aceleradoras e incubadoras do Programa e conexões com outras organizações que atuam com negócios de impacto.

Visão dos participantes
“Participar do Programa foi uma experiência muito interessante, que proporcionou uma visão perfeita do que é um negócio de impacto social e, principalmente, do quanto eles se aproximam dos negócios de base tecnológica. É também uma oportunidade de expandir a área de atuação”, comenta Alexandre Barros, do Parque Tecnológico – São José dos Campos, organização que participou da primeira rodada do Programa.

A incubadora CenTev/UFV, unidade do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional da Universidade Federal de Viçosa (MG), foi uma das incubadoras vencedoras da primeira rodada do Programa e já está desenvolvendo o seu plano de ação. O Programa de Incentivo a Negócios de Impacto Social tem o objetivo de estimular o uso de tecnologias, principalmente as desenvolvidas pela UFV, para a solução de problemas sociais. “O Programa proporcionou a oportunidade de compartilhar experiências e, principalmente, mostrou que é possível abranger novos horizontes e conseguir apoiar empreendimentos que possam gerar impacto social”, explica Natália Michele Ferreira, coordenadora e mentora do CenTev.

Como participar
Podem se inscrever aceleradoras e incubadoras de empresas ligadas à Anprotec, com pelo menos dois anos de atuação e que tenham apoiado, no mínimo, quatro empresas. Elas devem disponibilizar uma pessoa para participar de todas as etapas do processo seletivo.

A participação nas atividades de capacitação é gratuita, mas os participantes devem arcar com os custos de deslocamento para o workshop em Brasília. É possível solicitar uma ajuda de custo parcial para participação nessa atividade.

As inscrições estão abertas até 8/11. As organizações selecionadas para ingressar no Programa serão divulgadas em 18/11.
Para mais informações: www.ice.org.br/incubadoras2017.



ICE – Instituto de Cidadania Empresarial