Notícias

Notícias

Jornadas mobilizam associados ICE para mais investimentos de impacto

“Participar das duas jornadas simultaneamente é uma oportunidade única e riquíssima”, afirma Juliana Penna de Zagottis, associada do ICE.

As jornadas Portfólio: Migração para Impacto e Venture Philanthropy  mobilizam os associados do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), suas famílias e gestores de seus family offices para aprimorar e incrementar sua participação no ecossistema de impacto como investidores, assim como repensarem o impacto de seus portfólios. 

Ambas são  espaços de troca entre pares e de diálogo com especialistas, todavia, respeitando as particularidades de cada família e suas conexões com causas diversas. 

Apesar das duas jornadas estarem ocorrendo simultaneamente, cada qual tem a sua especificidade. A Portfólio, uma parceria com Impactix e The Impact, tem como principais objetivos estimular a reflexão familiar sobre uma visão de portfólio de investimentos com as lentes de ESG e Impacto, buscando  alinhamento e engajamento entre distintos membros da família na adoção de estratégia de investimentos sustentáveis. 

A iniciativa foi inspirada pelo caso do austríaco Charly Kleissner, fundador da Fundação KL Felicitas, que optou por esse caminho junto com a esposa e os dois filhos ao migrar todo seu portfólio de investimentos para  impacto ao longo dos últimos dez anos.

Juliana Penna de Zagottis, associada do ICE, é uma das 26 participantes da Jornada Portfólio, iniciada em 24 de março deste ano, com doze encontros virtuais programados. Ela conta que, por formação e experiência profissional, já possuía familiaridade com o mundo dos investimentos, mas que ao conhecer o setor de negócios de impacto se apaixonou.  

Achei fantástica a ideia de investir, tendo retorno e gerando impacto social positivo ao mesmo tempo. Desde então, tenho buscado me informar sobre o assunto e aprender. O ICE tem sido o grande facilitador dessa empreitada”, afirma Juliana que também integra o grupo da outra jornada. 

Venture Philanthropy

A Jornada Venture Philanthropy, em parceria com a Quintessa, iniciada no mês de setembro, tem duração prevista de oito meses e é baseada na ação de pessoas e famílias para viabilizar o capital adequado para o desenvolvimento de negócios de impacto de alto potencial. A iniciativa une aprendizado prático e vivencial em investimento de impacto, geração de pipeline qualificado e contribuição ao ecossistema, apoiando o desenvolvimento de startups com impacto socioambiental positivo. Participam 12 pessoas, entre seis associados e familiares de associados. 
Juliana de Zagottis

“As duas jornadas são uma imersão no universo de impacto social, que é novo pra mim. Além dos encontros periódicos de cada uma, na Venture Philanthropy, temos contato direto com a Quintessa, referência como aceleradora, e com os empreendedores. É juntar a teoria com a prática. Nada é melhor do que isso para quem está aprendendo”, explica Juliana.

A associada conta que, assim como muitos investidores, encontra dificuldades para engajar familiares e gestores de family offices em investimentos de impacto.  Uma parte de sua família é ligada à filantropia e outra a investimentos tradicionais, sendo que ela é bastante ativa nos dois grupos.

“Juntar ambos os grupos tem sido muito difícil. Recentemente, escolhemos um family office que, acredito, facilitará essa frente, que era uma das coisas que eu queria muito. Tenho começado, sozinha e timidamente, a investir em negócios de impacto e acredito que, com tudo o que venho aprendendo, vou conseguir provocar mudanças. Um passo de cada vez.” afirma.

 

FORImpact inspirou novas iniciativas

A metodologia para criação do espaço para diálogo entre pares e articulação com gestores de Family Offices criado pelo FORImpact, parceria do ICE com Impactix – Impacto Socioambiental e The Impact, inspirou a formação dos novos grupos. Atualmente, a Jornada FORImpact está na fase de monitoramento dos negócios investidos, que deve ir até o final do próximo ano. Com estratégia diferente das duas  novas  jornadas, o grupo formado no FORImpact realizou de forma coletiva investimentos diretos em 6 empreendimentos dos setores de educação, saúde, eficiência da gestão pública e ambiental, com aportes de R$ 100 mil por cada uma das 12 famílias participantes.

Saiba mais sobre o FORImpact. Acesse o guia de sistematização dessa experiência. 



ICE – Instituto de Cidadania Empresarial