Quem Somos

O Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) nasceu em 1999 com um propósito claro: reunir empresários e investidores em torno de inovações sociais que pudessem alavancar seu investimento pessoal e filantrópico, de suas fundações e seu investimento corporativo para promover a  inclusão social e a redução da pobreza no país.

A inovação social permeia toda a ação do Instituto em mais de 20 anos de atuação fomentando soluções que gerem impacto social positivo, duradouro e de grande alcance. Ao longo de sua história, o ICE elegeu diferentes temáticas como foco de trabalho, sempre mantendo as seguintes premissas:

  • Articulação e engajamento de líderes transformadores
  • Trabalho essencialmente cooperativo e colaborativo
  • Produção, sistematização e disseminação de conhecimento

Hoje o ICE está dedicado ao fortalecimento do ecossistema de Investimentos e Negócios de Impacto no Brasil. Um campo novo e uma agenda mobilizadora que engaja nossos fundadores e uma nova geração de Associados do ICE, conectando-os ao movimento global pelo impacto social e ambiental positivo e a atores chave para o seu desenvolvimento no país.

NOSSA MISSÃO

Articular líderes transformadores no desenvolvimento de iniciativas que potencializam impacto social positivo na população de baixa renda.

NOSSA VISÃO

Mobilizar mais recursos, articulando empresários e investidores, para iniciativas com impacto social positivo mensurável e sustentabilidade financeira.

ESTATUTO

Conheça o Estatuto Social do ICE

Veja também nosso Código de Conduta

#MemóriaICE

Em uma série de três vídeos contamos a história do ICE com a participação de associados, equipe e parceiros.

MEMÓRIA ICE: Fundação e Apoio a OSCs

A inovação social permeia todas as fases de ação do Instituto desde a sua criação. Na primeira delas, de 1999 até 2001, o ICE dedicou-se a gerar informação e conteúdos sobre gestão para contribuir com o  fortalecimento de organizações da sociedade civil (OSCs). 

Renata de Camargo Nascimento (fundadora do ICE), Luiz Lara (associado fundador) e Eduardo Marino (ex-diretor executivo do Instituto Fonte) nos ajudam a contar essa parte da história.

MEMÓRIA ICE: Desenvolvimento Local e Comunitário

Entre 2002 a 2013, o ICE atuou na ponta, com projetos de desenvolvimento local e comunitário. Foi nessa época que criou o Projeto Casulo, a partir de um diagnóstico participativo com as comunidades do Real Parque e Jardim Panorama, em São Paulo, para atuar com crianças, jovens e famílias oferecendo atividades socioeducativas, culturais e de educação para o trabalho. Também desenvolveu projetos em Juruti (PA) e Santa Isabel (SP).

Renata de Camargo Nascimento (fundadora do ICE), Luiz Masagão Ribeiro (associado fundador) e Fernanda Bombardi (gerente executiva) contam essa parte de nossa história.

MEMÓRIA ICE: Fortalecimento do Ecossistema de Investimentos e Negócios de Impacto

A fase atual de atuação do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) começou a ser desenhada em 2012. A visão estratégica de fortalecer o ecossistema de investimentos e negócios de impacto no Brasil nasceu da percepção de que os recursos para apoiar a agenda de inovação das organizações da sociedade civil – em geral de filantropia, investimento social privado e governo – eram insuficientes para gerar o impacto que os fundadores do ICE pretendiam. 

Renata de Camargo Nascimento (fundadora do ICE), Guilherme Affonso Ferreira (associado fundador), Célia Cruz (diretora executiva), Fernando Assad (sócio do Programa Vivenda) e Karin Srougi (associada) nos ajudam a contar essa parte da história.

Organizações da sociedade civil (OSCs) são fundamentais para qualquer sociedade e estado forte. O ICE foi  criado em 1999 para engajar o empresariado nesta construção. 

Da parceria com o Instituto Fonte nasceu uma série de publicações que se tornou referência para as OSC e possibilitou seu acesso a ferramentas de gestão, marketing, modelos de financiamento, sistema financeiro, captação de recursos.

Construído em 2003 pelo ICE, na região do Real Parque e Jardim Panorama, na cidade de São Paulo, o Casulo foi concebido como um espaço de desenvolvimento comunitário para atuação junto a crianças, jovens e famílias com atividades socioeducativas, culturais e de educação para o trabalho. Hoje, é uma organização independente do Instituto e sua gestão é feita pela Liga Solidária. 

Nessa fase de atuação, o  ICE também gerou um legado para comunidades e organizações do município de Juruti (PA) com o Projeto Pajiroba, que mobilizou lideranças  em torno de propostas sustentáveis para a geração de trabalho e renda. No município de Santa Isabel (SP), o ICE atuou como um facilitador de processos de participação social e empreendedorismo de base comunitária.

O ICE desenvolve programas e iniciativas articulando estratégias a diferentes atores do ecossistema de investimentos e negócios de impacto (Academia, investidores, aceleradoras e incubadoras, governos e outros) para entregar resultados nesse campo em constante transformação..

Entre 2013 e 2019, o ICE destinou R$ 3,3 milhões para apoiar iniciativas de outras organizações do ecossistema de impacto. Em parceria com o BID, co-investiu diretamente 2,8 milhões em 16 negócios de Impacto.

ICE – Instituto de Cidadania Empresarial