Academia

A abordagem e o desenvolvimento das finanças sociais no meio acadêmico são fundamentais para a consolidação do campo no Brasil. Da graduação à extensão, as instituições de ensino podem trabalhar e contribuir de várias formas para aprofundar o entendimento sobre o assunto no país, a começar pela atuação e envolvimento dos professores, de modo que eles possam exercer um papel formativo nesta temática emergente e contribuir para a próxima geração de talentos para o campo no Brasil.

O meio acadêmico também é o ambiente ideal para a produção de estudos e publicações sobre as temáticas das finanças sociais, do empreendedorismo social e dos negócios de impacto, reforçando os diferenciais do campo como uma nova área de aprendizado, como foi no passado a construção de conhecimento sobre a filantropia e a sustentabilidade.

Como em qualquer processo embrionário, a academia tem o papel de apoiar o nascimento de conceitos, consensos sobre nomenclaturas, parâmetros legais, pesquisas, reflexões e avaliações sobre cases de sucesso e de fracasso.

O meio acadêmico, com seus professores e pesquisadores, trabalhando e acompanhando diretamente os atores do campo, pode gerar reflexões para o ecossistema, sistematizações, pesquisas e formação acadêmica para as novas gerações de alunos.

Foi assim que surgiu o Projeto Academia. Desenvolvido para fortalecer as instituições de ensino superior no Brasil e engajar os professores com a temática das finanças sociais, o projeto busca introduzir atividades mensuráveis nos três pilares das universidades: docência, pesquisa e extensão.

  1. Produção e Disseminação de Conhecimento
    • Elaboração e disseminação de estudos de caso, artigos e pesquisas
    • Prêmio ICE para trabalhos de conclusão de curso de graduação, pós-graduação e mestrado relacionados à temática
  2.  Fortalecimento da Rede
    • Troca de experiências: participação em congressos, viagens de aprendizado, learning sessions, field trips
    • Apoio a participação de professores em congressos e seminários, no Brasil e no exterior
    • Trabalho colaborativo: incentivo ao desenvolvimento de pesquisas conjuntas por meio de financiamento de atividades que envolvam mais de uma IES
  3. Apoio às iniciativas das escolas e professores
    • Investimento direto nas instituições de ensino superior por meio da criação de centros, núcleos de estudos e ações dirigidas para os alunos.
  4. Extensão
    • Apoio a iniciativas das IES que gerem benefícios para a comunidade ao mesmo tempo em que forma alunos mais conscientes sobre seu papel na sociedade.
  5. Monitoramento do envolvimento das instituições de ensino superior
    • Acompanhamento do número de publicações, mapeamento dos núcleos e centros que trabalham com a temática, mapeamento dos professores e disciplinas sobre a temática .

Desde a sua criação, em 2012, o Projeto Academia já apoiou a formação de professores em congressos internacionais e nacionais, a produção de diversos artigos, estudos de caso e pesquisas, a institucionalização de centros e núcleos, além da realização de competições universitárias na temática de finanças sociais e negócios de impacto.

Conheça as publicações na biblioteca e saiba mais sobre a história e as ações do Projeto Academia no relatório de 2 anos da iniciativa, clicando aqui.
Parceiro Estratégico
Organizações que participaram ou ainda participam do projeto:
  • Artemísia
  • Avina Americas
  • Fundação Telefônica
  • Instituto Quintessa
  • JP Morgan
  • Omidyar Network
  • Rockefeller Foundation.
Instituições de ensino que participam do projeto
Rede de professores

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Andrea Minardi é Professora do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa e Membro do Comitê Executivo do BALAS (Business Association of Latin American Studies). Foi Diretora Acadêmica da Graduação em Administração e Economia do Insper de 2010 a 2012, e Diretora da Sociedade Brasileira de Finanças de 2007 a 2011. É doutora em Administração de Empresas pela EAESP- Fundação Getúlio Vargas, e Engenheira de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Foi aluna visitante do programa de doutorado da Universidade do Texas em Austin (EUA). Pesquisa na área de Finanças Corporativas, com foco principalmente em Private Equity e Venture Capital. É autora do livro Teoria de Opções Aplicada a Projetos de Investimentos e de diversos artigos acadêmicos.

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Angélica Rotondaro, é diretora executiva do hub daUniversidade de St.Gallen (Suíça) para América Latina e co-fundadora da Plataforma de Pesquisa sobre Investimento de Alto Impacto – IILA (Impact Investing Latin America). Anteriormente foi vice-presidente de Fundação Privada para investimento no 3º. Setor e coordenou projetos de relacionamento com a comunidade, desenvolvimento local e de medição de impacto no Brasil ePeru. Implementou projeto de posicionamento de negócio de energia alternativa na Ásia e América Latina. PhD em Cultura Organizacional com tema pesquisa em Comércio Justo e influência de imagem na relação comercial.

angelica.rotondaro@unisg.ch

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Professor da FGV-EAESP. Doutor e Mestre em Administração de Empresas pela FGV-EAESP. Coordenador do Mestrado Profissional de Gestão Internacional da FGV-EAESP e Coordenador do Núcleo de Impacto Social do GVcenn (Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios). Conselheiro do Instituto Coca-Cola e da Artemísia. Autor de diversos artigos em revistas nacionais e internacionais nas áreas de negócios com impacto social e base da pirâmide. Co-organizador dos livros “Negócios com Impacto Social no Brasil” e “Varejo para a baixa renda”. Co-autor do livro “Varejo no Brasil”.

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Edson Sadao Iizuka é Graduado (1996), Mestre (2003) e Doutor (2008) em Administração Pública e Governo pela EAESP-FGV. Especialista em Liderança para o Terceiro Setor (1999) e foi trainee GIFE (programa apoiado pela Fundação Kellogg). É docente dos cursos de Graduação em Administração do Centro Universitário da FEI (desde 2013); pertence ao corpo docente permanente do programa de Mestrado e Doutorado em Administração do Centro Universitário da FEI (desde 2013). Tem como principais temáticas de pesquisa: Gestão Social; Inovação na Gestão Pública Local; Processo Decisório, Negócios Sociais e Empreendedorismo (ênfase no Empreendedorismo Social).

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Graduado em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP). Mestre e Doutor em Administração Pública e Governo na FGV-EAESP. Na FGV-EAESP, é pesquisador do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAPG) desde 2006, é professor do Departamento de Gestão Pública desde 2013 e, Vice-Coordenador do Curso de Graduação em Administração Pública, responsável pela área de Imersões e Conexões desde fevereiro de 2014. É também professor da Pós-Graduação em Gestão Pública da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Tem experiência na área de Administração Pública, Indicadores Sociais, Desenvolvimento Local, Políticas de Redução das Desigualdades, Políticas Culturais e Políticas Públicas em geral.

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Economista, com mestrado e doutorado em administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, FEA/USP, especialização na Harvard Business School e Universidade de Bologna, Coordenadora do Curso de Graduação em Administração da FEA/USP, Professora do Departamento de Administração da FEA/USP, na área de Recursos Humanos, Coordenadora do Centro de Empreendedorismo Social e Administração do Terceiro Setor (CEATS) e Representante do Brasil no SEKN – Social Enterprise Knowledge Network. Conselheira de empreendimentos socioambientais e negócios sociais no Brasil.

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Professor visitante na Columbia University (NY) em 2014 e na Université Paris-Dauphine (Paris 9) em 2012 e 2013. Coordenador do Centro de Estudos em Microfinanças e Inclusão Financeira FGV e professor do departamento de finanças da FGV-EAESP. Pesquisador nas áreas de inclusão financeira, microfinanças e mercados de crédito. Desde 2008, tem ministrado palestras sobre inclusão financeira, microfinanças e serviços financeiros em diversos países e instituições, tais como China (2008 e 2009), Universidade de Stanford (2009), IESE-Barcelona (2010), Universidade Livre de Bruxelas (2012) e Harvard Kennedy School (2013).

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Mestre em Administração com ênfase em Economia das Organizações pela FEA/USP. Professor auxiliar no Insper nas disciplinas de Estratégia. Pesquisador do Center for Organization Studies (CORS/USP). Possui formação em Relações Internacionais (PUC-SP) e Administração (FEA/USP). Trabalhou em projetos sobre Inovações Inclusivas tanto para a Base da Pirâmide quanto no Setor Público, no âmbito do Accenture Institute for High Performance

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Doutor em Engenharia da Produção POLI – USP; Mestre em Ciências da Comunicação ECA USP; Graduação em Comunicação Social – Universidade Metodista de São Paulo; Pós-graduação em Marketing – ESPM; MBA – Fundação Dom Cabral (FDC) e Post MBA – Kellogg School of Management. Atuou como profissional das áreas de marketing e estratégia em diversas multinacionais entre elas: Grupo Amesp Saúde, Grupo Abril, Valmet Tratores, Metal Leve e Cofap entre outros. Atualmente realiza atividades de consultoria e docência (SENAC, INPG, ECA, POLI) nas áreas de Marketing, Estratégia de Negócios e Design e Engenharia de Serviços. Em relação à produção científica, esta desenvolvendo projeto de pesquisa (pós-doc) nas áreas de inovação e design de experiência em serviços. É co-autor do livro Gestão da Comunicação e Marketing (capítulo que aborda Logística estratégica e operações de serviços) publicado em 2007 (2ª. Ed. Maio-2011).”

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Professor da EAESP/FGV. Bacharel em Administração Pública; mestre e doutor em Administração de Empresas pela EAESP e professor. Consultor e autor de livros nas áreas de gestão da mudança organizacional, estratégia empresarial e redesenho de processos em organizações diversas, nos setores de energia, saneamento básico, transporte, logística, educação e saúde. Coordenador Adjunto do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV (FGVcenn).

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Marcus Nakagawa, palestrante de sustentabilidade, empreendedorismo e estilo de vida para empresas; idealizador, fundador, ex-diretor presidente e atual presidente do conselho deliberativo da Abraps – Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade; sócio-diretor da iSetor; professor da Graduação e MBA da ESPM e Graduação na FMU, nas questões de ética, responsabilidade socioambiental e terceiro setor; professor convidado do MBA da UNIP e do Master – Pós MBA da B.I. International; professor do ESPM Social Business Centre no curso de Negócios Sociais.

Mestre em Administração como o foco em Sustentabilidade na Estratégia de Negócios das Empresas (PUC-SP), pós-graduado em Administração (ESAN-UNIFEI) e graduado em Propaganda e Marketing (ESPM-SP), participou do Programa de Educação Continuada em Administração para o Terceiro Setor, na Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e do Liderazgo y Gerencia Social do Instituto Interamericano para el Desarrollo Social do BID, em Washington, EUA.
Participou também do curso Gestão Responsável para a Sustentabilidade, da Fundação Dom Cabral (FDC).

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Engenheiro mecânico com especialização em engenharia da Qualidade – USP, mestre em administração, doutor em comunicação social pós doutor em marketing experiencial – USP. Pesquisador e especialista em Customer Service, sócio da empresa Qualityview atuando com clientes de grande porte no mercado de serviços. Auditor do PNQ e PPQG, Avaliador institucional do MEC. Professor e Coordenador dos cursos de pós lato sensu da UMESP, INPG, FMU, Anhembi Morumbi.

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Professora do Curso de Gestão de Políticas Públicas da EACH/USP. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2000), mestrado em Social Policy and Planning in Developing Countries pela London School of Economics and Political Science (2003) e doutorado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas – SP (2009). Em 2010 realizou Pós-Doutorado na Universidade de Essex, na Inglaterra, com uma pesquisa sobre a movimentos sociais, projetos políticos e novas formas de organizar. É pesquisadora associada do CEAPG- Centro de Administração Pública e Governo, da EAESP-FGV. Desde de 2004 é Membro do ISTR- International Society for Third Sector Research. É revisora de períodos indexados nacionais e internacionais. Membro da RGS- Rede de Gestão Social, tendo organizado, em 2012, o VI ENAPEGS, em São Paulo. Áreas de atuação: Organizações da Sociedade Civil, Gestão Pública, Gestão Social, Políticas Públicas, Movimentos Sociais, Cooperação Internacional e Desenvolvimento, Filantropia e Responsabilidade Social Corporativa, Empreendedorismo Social

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Sérgio Lazzarini é PhD em Administração (nas áreas de Organização e Estratégia) pela John M. Olin School of Business, Washington University, e Mestre em Administração pela FEA/USP. Foi visitante na Harvard University no primeiro semestre de 2010 e em janeiro de 2012; na HEC Paris em janeiro de 2014, e no INSEAD em janeiro de 2015. É Professor Titular de Organização e Estratégia e Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, escola onde leciona desde 2002. Tem pesquisado, recentemente, estratégias empresariais em mercados emergentes, como se estabelecem relações entre as empresas privadas e o setor público, e o emergente campo de investimentos de impacto. Em 2011, publicou o livro Capitalismo de Laços, pela Editora Campus/Elsevier, e acaba de publicar um novo livro, com Aldo Musacchio, sobre relações entre governo e negócios: Reinventing State Capitalism: Leviathan in Business, Brazil and Beyond (Harvard University Press, 2014). É articulista do Estado de São Paulo e tem publicado regularmente em diversas revistas acadêmicas nacionais e internacionais, como Strategic Management Journal, Academy of Management Journal, Organization Science, Strategic Entrepreneurship Journal, Public Choice e Harvard Business Review Latin America.

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Possui graduação em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professora de Responsabilidade Social Corporativa, Supervisora da Clínica de Prática Jurídica – Laboratório Jurídico de Novos Negócios da Fundação Getúlio Vargas – RJ , consultora externa do Centro de Direitos Humanos e Empresas na Universidade Federal de Juiz de Fora e pesquisadora visitante na Universidade de Essex na área de Negócios e Direitos Humanos.

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Professora Doutora da Escola de Artes Ciência e Humanidades, Universidade São Paulo. Orientadora do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais (PROCAM-USP). Orientadora do Programa de Pós Graduação em Sustentabilidade (PPgS-USP). Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas SP. Doutora em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo. Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo. Graduada em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e em Pedagogia pelo Instituto de Educação de Minas Gerais.

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Economista pela UNICAMP (1976), Mestre em Administração e Política de Recursos Minerais pelo Instituto de Geociências da Unicamp (1986), e Doutora em Engenharia Mineral, pela Escola Politécnica da USP (1996). É docente na Unicamp, e em 2002, iniciou seu trabalho com ações educativas em empresas para inserção da Sustentabilidade no planejamento estratégico e na gestão empresarial. Desde 2008 coordena o Curso de Especialização Modalidade Extensão Universitária “Gestão de Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa” (com 380 horas), no Instituto de Economia da UNICAMP.
http://lattes.cnpq.br/2570850874443100

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Possui graduação em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas – SP (1991), mestrado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e London Business School (2000) e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – SP (2008). Atualmente, é professora da Universidade de São Paulo – EACH. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em gestão da informação, atuando principalmente nos seguintes temas: design thinking, aprendizagem, microfinanças e inovação social. Suas linhas de pesquisa são Negócios Sociais, Inovação e Microfinanças, Inovaçao e Estratégia de Marketing

Possui graduação , mestrado e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP. Possui doutorado em Ciências Sociais pela PUC-SP.É professora e pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas – SP, nas áreas de Marketing, Planejamento de Negócios e Empreendedorismo Social.Tem experiência executiva nas empresas, como Banco Multiplic, Johnson& Johnson, SANBRA e Microsoft, entre outras.Elabora pesquisas na área de Cadeias Inclusivas de Valor e Negócios Sociais.Realiza consultoria para organizações sociais e negócios sociais.