Chamada ICE-BID de Financiamento Semente para Negócios de Impacto Socioambiental e aporte a aceleradoras / incubadoras.
Chamada ICE-BID de Financiamento Semente para Negócios de Impacto Socioambiental e aporte a aceleradoras / incubadoras.

Chamada ICE-BID de Financiamento Semente para Negócios de Impacto Socioambiental

Iniciativa do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Fundo Multilateral de Investimentos (Fumin), que visa apoiar o desenvolvimento e estruturação de negócios de impacto no Brasil.

O ICE E O BID DISPONIBILIZARAM CERCA DE R$ 3 MILHÕES PARA:

APOIAR NEGÓCIOS DE IMPACTO EM ESTÁGIO INICIAL

FORTALECER INCUBADORAS E ACELERADORAS NO APOIO A NEGÓCIOS

Desse montante, 85% está sendo investido em 16 Negócios de Impacto selecionados em duas edições da Chamada ICE-BID, realizadas em 2017 e 2018. O restante foi aportado nas quatro aceleradoras e incubadoras que apoiam estes negócios.

Negócios de Impacto são empreendimentos focados em gerar impacto social ou ambiental positivo, através de um modelo financeiramente sustentável. Os Negócios de Impacto no Brasil estão em forte crescimento dentro do ecossistema e, para que esse crescimento seja viabilizado, é necessário um apoio sistêmico que inclui financiamento e capacitação técnica às organizações do campo.

O financiamento semente apoia negócios de impacto em estágios iniciais, contribuindo para que as iniciativas se estruturem e tenham condições de atingir novos estágios de desenvolvimento, bem como, novos financiadores.

Quer conhecer mais sobre os negócios de impacto? Clique aqui e conheça nossa carta de princípios.

Apoio da Chamada ICE-BID – Quadro resumo

Negócios selecionados

O portfólio ICE-BID é formado por 16 negócios de impacto socioambiental, totalizando um volume total de empréstimos de cerca de R$ 3 milhões. Os empreendimentos apoiados atuam nos setores de saúde, educação, habitação, tecnologia para governo, gestão de resíduos, desenvolvimento rural, redução de risco de desastres e inclusão financeira.

A Chamada ICE-BID 2017 recebeu 51 inscrições de negócios de impacto, indicados por 17 incubadoras e/ou aceleradoras apoiadoras. Quinze negócios de impacto e oito incubadoras/aceleradoras foram selecionados como finalistas, e dentre eles foram selecionados sete negócios.

Na edição de 2018, a chamada recebeu 70 inscrições de negócios de impacto, indicados por 26 incubadoras/aceleradoras. Dezenove negócios e seis incubadoras/aceleradoras foram selecionados como finalistas. Nove negócios foram escolhidos para receber o investimento ao final do processo de seleção.

O ICE acompanha a performance econômico-financeira e indicadores de impacto dos negócios durante os 5 anos de vigência do contrato de empréstimo. Como os negócios estão em estágio inicial, o instituto também apoia os empreendedores criando conexões com potenciais mentores e novos investidores.

Selecionados

Conheça as aceleradoras e os negócios selecionados na edição 2017 e 2018 da Chamada.

Selecionados

Conheça as aceleradoras e os negócios selecionados na edição 2017 e 2018 da Chamada.

Realização

Parceiros de Divulgação

Rua Padre Manuel de Chaves, 78 – Jd. Europa São Paulo SP – CEP 01448-050

+55 (11) 3708.0491

ice@ice.org.br