• Home
  • O ICE
    • Quem Somos
    • Governança
    • Equipe
    • Relatórios
    • Parceiros
    • Teoria de Mudança
  • Programas
    • Associados
    • Academia ICE
    • Coalizão pelo Impacto
  • Notícias
  • Biblioteca
  • Contato
fechar
EN

Escolas de Impacto: a mudança vem de dentro para causar impacto positivo fora

Publicado em 31/05/2019 por ICE
Compartilhar:

Instituições de Ensino Superior no Brasil começam a se engajar em movimento global em torno de inovação e empreendedorismo social. O 4o Encontro Nacional da Rede do Programa Academia do ICE promoveu troca de aprendizados e experiências.

A sessão “Escolas de Impacto”, promovida durante o 4o Encontro Nacional da Rede do Programa Academia do ICE,  reuniu o movimento na América Latina, a partir da experiência do Tecnológico Monterrey e as experiências  de instituições brasileiras que atuam no Commons – programa de desenvolvimento profissional da Ashoka U voltado a professores e colaboradores de universidades.

Para Waldo Soto, representante da Ashoka U, a principal barreira para o avanço na direção da expansão do movimento está na falta de reconhecimento institucional e político em relação à inovação social. Desde 2008, a Ashoka U – rede global que engaja 150 faculdades e universidades – concede  a designação Changemaker Campus (Universidade Transformadora em tradução livre) para  reconhecer instituições que incorporaram a inovação social como um valor fundamental e podem demonstrar como criaram ambientes capazes de produzir mudanças.

O caminho percorrido pelo Tecnológico de Monterrey

Violeta Sandoval, diretora de formação e empreendedorismo social do Tecnológico de Monterrey, instituição situada em Guadalajara, no México, compartilhou a experiência da instituição como  primeiro Changemaker Campus nomeado no país e na América Latina em 2011.

A renovação da designação em 2017 exigiu a verificação de que a instituição é  capaz de conectar bons projetos envolvendo alunos e infraestrutura ao trabalho com comunidades, demonstrando como o ambiente  acadêmico interage com o ambiente externo.

“Os estudantes têm uma vida dentro e fora da universidade. Entendemos que nosso objetivo é transformá-los em agentes de mudança. Temos que criar condições para que possam gerar com as comunidades o compromisso de mudar positivamente o ambiente. Dessa forma, habilidades como empatia, colaboração, trabalho em equipe e pensamento sistêmico são fortalecidas”, destacou Violeta.

Além do diálogo e convergência entre a comunidade acadêmica e seu entorno, para a educadora , há outros elementos-chave para o sucesso no caminho de uma Escola de Impacto: a vontade institucional de promover inovação social, o alinhamento e comprometimento por parte da gestão da instituição, a conexão com a realidade, uma visão global e uma ação local, bem como articulação e relações de reciprocidade com os atores do ecossistema.

As boas experiências brasileiras com o Commons

Mari Regina Anastácio, professora responsável pela área de sustentabilidade do Núcleo de Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), dividiu com o grupo a experiência da instituição, que nos últimos 20 anos tem trabalhado pela institucionalização do tema de empreendedorismo e inovação social.

Entre os resultados destacam-se a certificação de estudo, com disciplinas sendo implementadas no próximo semestre; extensão; realização de duas oficinas para os docentes da PUC-RS; contato com instituições em comunidades em situação de vulnerabilidade social para estabelecer vínculos; além do Programa Empreendedorismo Social no parque tecnológico Tecnopuc.

Apesar de desafios que marcam o atual cenário político e institucional, como as incertezas acerca das políticas de governo, o excesso de burocracia e a sobrecarga de atribuições, por exemplo, a professora Mari Regina  é otimista, tendo em vista o interesse das agências de fomento por pesquisas de impacto e nas certificações internacionais, elementos que para ela se abrem como janelas de oportunidades a serem exploradas pelo campo.

A Universidade Católica de Pernambuco também pode compartilhar os resultados de sua experiência com o Commons. Merecem destaque a realização do primeiro seminário de apresentação do projeto de Inovação Social e a implantação do Laboratório de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo.


Notícias relacionadas

06/05/2025

ICE no Congresso GIFE 2025

Instituições de Ensino Superior no Brasil começam a se engajar em movimento global em torno de inovação e empreendedorismo social. O 4o Encontro Nacional da Rede do Programa Academia do ICE promoveu troca de aprendizados e experiências. A sessão “Escolas de Impacto”, promovida durante o 4o Encontro Nacional da Rede do Programa Academia do ICE, […]
Saiba mais
29/04/2025

Uma semana de aprendizados e conexões em inovação, filantropia e tecnologia

Instituições de Ensino Superior no Brasil começam a se engajar em movimento global em torno de inovação e empreendedorismo social. O 4o Encontro Nacional da Rede do Programa Academia do ICE promoveu troca de aprendizados e experiências. A sessão “Escolas de Impacto”, promovida durante o 4o Encontro Nacional da Rede do Programa Academia do ICE, […]
Saiba mais
26/03/2025

ICE no Impacta Mais 2025

Instituições de Ensino Superior no Brasil começam a se engajar em movimento global em torno de inovação e empreendedorismo social. O 4o Encontro Nacional da Rede do Programa Academia do ICE promoveu troca de aprendizados e experiências. A sessão “Escolas de Impacto”, promovida durante o 4o Encontro Nacional da Rede do Programa Academia do ICE, […]
Saiba mais
  • Home
  • O ICE
  • Programas
  • Notícias
  • Biblioteca
  • Contato
Receba notícias do ICE
    Redes sociais:
×

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegação, você concorda com tal monitoramento. Acesse aqui nossa política de privacidade.

ICE
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.