incubacao-e-aceleracao-de-impacto

Incubação e Aceleração de Impacto

O PROGRAMA

O Programa de Incubação e Aceleração de Impacto é uma parceria entre ICE, Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) e SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas) com o objetivo de ampliar o número de negócios de impacto qualificados e escaláveis prontos para receber investimentos e consolidar a atuação de aceleradoras e incubadoras na atração, seleção e acompanhamento de Negócios de Impacto Social.

HISTÓRICO

O programa, iniciado em 2015, teve como ponto de partida o enorme potencial das aceleradoras e incubadoras de influenciar a agenda empreendedora do Brasil, disseminando o conceito de negócios de impacto em escala nacional, e contribuindo para que mais soluções para a resolução de problemas sociais surjam e se fortaleçam.

Em dois anos, o programa teve a participação de 45 aceleradoras e incubadoras de todas as regiões do país em duas rodadas anuais.

Conheça aqui as aceleradoras e incubadoras que já passaram pelo programa

Todas as organizações que passaram pelo Programa passaram por seis meses de formação, seguido de assessoria individualizada para elaboração de um plano de ação para inclusão da temática de impacto em sua estratégia. A elaboração do plano de ação as tornava elegíveis a concorrerem a um desafio, chamado Desafio Incubação e Aceleração de Impacto. Em suas duas primeiras edições, o Desafio premiou 5 instituições em cada, sendo que na segunda edição cada instituição representou uma região do Brasil. Conheça aqui as vencedoras das Duas Rodadas do Programa.

A partir de 2018, ICE se dedica: (1) a apoiar este grupo de organizações formadas a fortalecer sua agenda de impacto e (2) a apoiar a Anprotec e o SEBRAE na expansão para novas incubadoras, transferindo a metodologia desenvolvida e apoiando diretamente na realização de ações concretas de formação.

ESTRATÉGIAS DO PROGRAMA

CAPACITAÇÃO CONTINUADA

  • Formação para A&Is interessadas em desenvolver ou fortalecer sua estratégia de apoio a negócios de impacto.
  • Suporte técnico à formação básica para aceleração e incubação de impacto
  • Apoio a Anprotec na capacitação de novas aceleradoras e incubadoras interessadas em ampliar sua estratégia de suporte a negócios de impacto

ASSESSORIA

Assessoria individualizada a A&Is formadas no módulo de capacitação do Programa.

CONEXÕES ESTRATÉGICAS

Iniciativas que conectem as A&Is participantes com atores estratégicos do ecossistema e que fortaleçam a agenda de impacto na pauta da Anprotec.

INVESTIMENTO

Acesso a capital semente para negócios de impacto e incubadoras e aceleradoras que os apoiam por meio da chamada ICE BID

Realização:

Financiamento:

ICE – Instituto de Cidadania Empresarial