This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Encontros com docentes ampliam a rede de professores em negócios de impacto e finanças sociais
Uma estimulante discussão sobre como inserir e desenvolver as temáticas do empreendedorismo social, negócios de impacto e finanças sociais nas instituições de ensino superior (IES) brasileiras foi o principal foco do Encontro Nacional de docentes da Rede NIFS (Rede de Professores em Negócios de Impacto e Finanças Sociais), promovido pelo Programa Academia do Instituto de Cidadania Empresarial, ICE, simultaneamente ao Fórum de Finanças Sociais e Negócios de Impacto. O Programa organizou também o Encontro Internacional, com a presença de Karim Harji, professor universitário e diretor da Purpose Capital, do Canadá.
Os dois encontros foram realizados no Insper, em São Paulo (SP), nos dias 3 e 5 de agosto. Desenvolvido pelo ICE desde 2013, o Programa Academia tem o objetivo de fortalecer as instituições de ensino superior no Brasil e de engajar os professores na temática das finanças sociais e negócios de impacto. Promovido para receber 11 novos docentes doutores, de quatro regiões do Brasil e nove estados diferentes, o Encontro Nacional contou com 22 professores de 16 instituições de ensino superior – estaduais, federais e particulares.
Após considerar que as temáticas de empreendedorismo social, negócios de impacto e finanças sociais têm como pressuposto a inovação, os docentes concordaram com a ideia de que, em função desse aspecto, não há espaço para abordagens convencionais na sala de aula contemporânea, em razão das demandas sociais que a academia discute, aborda e enfrenta. Reconhecem que é preciso inovar para transformar: uma educação abrangente e coerente envolve a experiência social.
Na visão dos docentes, a extensão universitária seria um dos caminhos viáveis para promover a inovação. Ao integrar pesquisa e docência e utilizar a experiência da intervenção social, a extensão atingiria de forma mais assertiva os alunos, resultaria em um aprendizado mais profundo dos temas e interferiria de modo mais direto na sociedade.
Durante o Encontro Internacional, Karim Harji, cofundador e diretor da Purpose Capital, e professor da Carlton University, do Canadá, compartilhou sua experiência de dez anos no acompanhamento e avaliação de investidores de impacto e grantmakers, e como professor no campo. Harji trouxe uma visão histórica sobre avaliação de impacto no Canadá e uma reflexão sobre métodos utilizados e o papel da academia na formação de profissionais para o campo. Confira aqui um vídeo no qual Karin comenta a importância do Fórum de Finanças Sociais e Negócios de Impacto para a mobilização do ecossistema brasileiro e destaca o papel da academia para a formação de futuros talentos para a resolução de problemas sociais complexos.
Os professores participantes dos dois encontros tiveram a oportunidade de conhecer em detalhe as frentes de atuação do Programa Academia, que busca introduzir atividades mensuráveis nos três pilares das universidades: ensino, pesquisa e extensão.
O Prêmio ICE 2016 de Finanças Sociais e Negócios de Impacto e o Blog da Rede NIFS estão entre as principais iniciativas do Programa Academia. Na semana do Fórum, foi lançada a 3ª edição do Prêmio, que busca incentivar e reconhecer trabalhos acadêmicos todo o Brasil sobre o campo. Podem participar os alunos de graduação e pós-graduação, juntamente com seus orientadores.
O Blog da Rede NIFS também foi lançado no Fórum. Trata-se de espaço virtual com estudos, pesquisas, artigos, eventos, editais e outros conteúdos relativos a Negócios de Impacto e Finanças Sociais produzidos por diversos docentes pesquisadores, que são referência nesses temas no Brasil.