This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Consulta aberta mapeia avanços e desafios do campo de Finanças Sociais e Negócios de Impacto em 2016
Um ano após o lançamento das 15 Recomendações da Força Tarefa de Finanças Sociais (FTFS), o grupo criado para identificar, conectar e apoiar organizações e temas estratégicos para o fortalecimento das finanças sociais e dos negócios de impacto no Brasil – inicia uma nova consulta aberta para mapear os avanços em cada uma das 15 temáticas estratégicas e discutir desafios e legislações que possam direcionar os próximos passos.
A consulta aberta, disponível neste link até o dia 30 de novembro, seguirá a estratégia adotada no processo de construção das recomendações lançadas em outubro de 2015 que foram baseadas na participação de diferentes atores num processo colaborativo de construção. A FTFS está reunindo os resultados do primeiro ano e, também de forma colaborativa, utilizará uma plataforma virtual que será preenchida diretamente pelos respondentes e analisada pela equipe da Força Tarefa.
Para cada uma das Recomendações, haverá espaço para inclusão de ações e comentários sobre os “avanços”; “desafio”; e “legislação”. Os participantes também poderão curtir e comentar as participações dos demais.
Os processos de consulta coletiva são parte do “jeito de fazer” da FTFS. A partir dos dados incluídos pelos respondentes, será criado um mapa de relações entre as organizações que mostrará as Recomendações que tiveram mais avanços identificados e as organizações que desenvolveram atividades relacionadas a cada uma delas, a fim de apresentar uma visão do ecossistema.
Encerrada a fase de consulta, um relatório final será elaborado com os resultados.
As Recomendações
As 15 Recomendações foram lançadas para serem implementadas em um prazo de cinco anos e seis delas foram priorizadas: # 1 – Investimento de indivíduos de alta renda em produtos de impacto; #2 – Protagonismo de Fundações e Institutos; #4 – Uso do subcrédito social do BNDES para Negócios de Impacto (NI); #8 – Fortalecimento de Incubadoras e Aceleradoras para qualificar mais NI; #9 – Apoio do Sebrae aos empreendedores de NI; e # 12 – Promoção da cultura de avaliação.
O processo de construção das Recomendações teve início em agosto de 2014 e foi concluído em setembro de 2015. O trabalho foi dividido em quatro etapas: elaboração e análise de estudos de referência, consulta a públicos estratégicos, consulta aberta ampliada e consolidação das Recomendações. Os públicos consultados foram a academia, famílias, filantropos, fundações e instituto familiares, empresários, aceleradoras e incubadoras, organismos nacionais de crédito, fundos de investimento e gestores públicos (governo federal e municípios).
A partir dos dados levantados, a FTFS elaborou um conjunto de Recomendações Preliminares que foram enviadas a representantes de diferentes setores e organizações. A etapa final envolveu a análise e priorização das Recomendações com base em sua viabilidade e impacto para o campo.
Para conhecer as recomendações clique aqui