This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Inscrições para o processo seletivo 2016-2017 do Programa de Incubação e Aceleração de Impacto vão até o dia 8 de novembro
Aceleradoras e incubadoras de todo o país, dispostas a incluir ou a fortalecer sua estratégia de atuação em negócios de impacto social ou ambiental, podem se inscrever gratuitamente, até o dia 8 de novembro, para participar do processo seletivo 2016-2017 do Programa de Incubação e Aceleração de Impacto.
A iniciativa é uma realização do ICE, em parceria com a Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) e o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas). A segunda rodada foi lançada durante a 26ª Conferência Anprotec, realizada em Fortaleza (CE), entre 17 e 20 de outubro.
Como na edição 2015/2016, o programa oferece capacitação gratuita, presencial e online, para profissionais de aceleradoras e incubadoras de empresas. A primeira atividade será um workshop presencial que será realizado em dezembro, em Brasília (DF). Entre janeiro e maio do próximo ano, serão realizadas as demais atividades de capacitação, visando a elaboração um Plano de Ação para a inclusão de negócios de impacto no portfólio das organizações.
A iniciativa parte do princípio de que são inúmeras as questões que os negócios de impacto – empreendimentos que têm a missão explícita de gerar impacto social ou ambiental ao mesmo tempo em que geram resultado financeiro positivo de forma sustentável – podem ajudar a resolver. E as incubadoras e aceleradoras têm desempenhado um papel fundamental no Brasil, no fomento e fortalecimento desses negócios.
O processo selecionará dez incubadoras e aceleradoras para a etapa final, que deverá ocorrer em junho de 2017. Os finalistas apresentarão seu plano de ação para uma banca de especialistas. Os cinco melhores planos de ação renderão às incubadoras e aceleradoras R$ 25 mil para execução do projeto, enquanto os empreendedores do seu portfólio, que possuam negócios de impacto, terão acesso a mentoria de empresários e investidores e ganharão vouchers em serviços do Sebrae. Além disso, terão acompanhamento para implementação do Plano de Ação, oportunidade de participação no grupo de aceleradoras e incubadoras do Programa e conexões com outras organizações que atuam com negócios de impacto.
Visão dos participantes
“Participar do Programa foi uma experiência muito interessante, que proporcionou uma visão perfeita do que é um negócio de impacto social e, principalmente, do quanto eles se aproximam dos negócios de base tecnológica. É também uma oportunidade de expandir a área de atuação”, comenta Alexandre Barros, do Parque Tecnológico – São José dos Campos, organização que participou da primeira rodada do Programa.
A incubadora CenTev/UFV, unidade do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional da Universidade Federal de Viçosa (MG), foi uma das incubadoras vencedoras da primeira rodada do Programa e já está desenvolvendo o seu plano de ação. O Programa de Incentivo a Negócios de Impacto Social tem o objetivo de estimular o uso de tecnologias, principalmente as desenvolvidas pela UFV, para a solução de problemas sociais. “O Programa proporcionou a oportunidade de compartilhar experiências e, principalmente, mostrou que é possível abranger novos horizontes e conseguir apoiar empreendimentos que possam gerar impacto social”, explica Natália Michele Ferreira, coordenadora e mentora do CenTev.
Como participar
Podem se inscrever aceleradoras e incubadoras de empresas ligadas à Anprotec, com pelo menos dois anos de atuação e que tenham apoiado, no mínimo, quatro empresas. Elas devem disponibilizar uma pessoa para participar de todas as etapas do processo seletivo.
A participação nas atividades de capacitação é gratuita, mas os participantes devem arcar com os custos de deslocamento para o workshop em Brasília. É possível solicitar uma ajuda de custo parcial para participação nessa atividade.
As inscrições estão abertas até 8/11. As organizações selecionadas para ingressar no Programa serão divulgadas em 18/11.
Para mais informações: www.ice.org.br/incubadoras2017.