This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Rede de mensuração de impacto reúne organizações interessadas em trocar experiências e fazer essa agenda avançar no Brasil
Inspirados pela recomendação 12 da Força Tarefa de Finanças Sociais, que trata da necessidade de fortalecer a cultura de avaliação de impacto no Brasil, o Insper/Metricis convidou organizações e profissionais interessados na temática para criar a Rede de Mensuração de Impacto. O grupo se constituiu em 2016 por cerca de 30 organizações interessadas em trocar experiências e fazer essa agenda avançar no Brasil. A proposta é que essa Rede reúna empreendedores, financiadores e organizações intermediárias com o objetivo de ampliar o número de negócios e investimentos avaliados pelo impacto social e ou ambiental que promovem. Por meio da definição de uma linguagem comum, com dados, indicadores e métricas de impacto comparáveis em nível global, a Rede buscará construir um espaço para disseminação da cultura de avaliação.
“A avaliação de impacto é uma trincheira que vai legitimar o campo das finanças sociais e dos negócios de impacto, trazendo clareza em relação aos propósitos do negócio e comprovação de seus resultados”, avalia Diogo Quitério, Gestor de Programas do ICE.
Para 2017, a Rede já definiu três projetos práticos para apoiar o campo. Um desses projetos será a redação de um artigo a respeito de todas as metodologias de impacto, com linguagem acessível, para empreendedores e investidores. Outro projeto, desenvolvido pelo Insper, será a criação de uma base de dados públicos para ajudar empreendedores que desejem fazer avaliação. Por exemplo, dados sobre o desempenho dos estudantes, evasão escolar e outras informações em determinado município. Um terceiro projeto com participação do Insper e da Ande (Aspen Network of Development Entrepreneurs) será o mapeamento dos cursos de avaliação de impacto existentes no Brasil. Outros projetos que facilitem a difusão do conhecimento e das metodologias de avaliação serão definidos ao longo do ano.
Esse ano também serão promovidos encontros bimestrais, com três horas de duração, nos meses de fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e novembro. A facilitação do encontro será rotativa entre os participantes, a depender do conteúdo e dinâmica do dia. Os encontros serão abertos a todos os interessados em mensuração de impacto e sempre que possível, serão transmitidos on-line.
Como participar
Os interessados em conhecer a Rede e participar dos próximos encontros, podem enviar e-mail para Diogo Quitério (diogo@ice.org.br), gestor de Programas do ICE.