This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Financiamento de Inovações sociais para mudanças sistemicas é tema de workshop em SP
Com a presença de Louise Pulford, diretora da Social Innovation Exchange (SIX), o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), GIFE, Instituto Intercement, Instituto Alana e Instituto Sabin realizaram no dia 02 de maio, em São Paulo (SP), o workshop “Financiando inovações sociais para mudanças sistêmicas”, voltado para institutos e fundações que apoiam e desenvolvem diferentes trabalhos na área de inovação social.
O participantes, 27 representantes de institutos e fundações, tiveram a oportunidade de compartilhar conceitos, de analisar como estão trabalhando no processo de inovação social e de identificar o estágio em que se encontram.
Em sua apresentação, Louise Pulford analisou os desafios do ecossistema global para o desenvolvimento e financiamento da inovação social. “SIX é a primeira rede focada na inovação social. Nossa visão é que as pessoas em todo o mundo podem se tornar melhores inovadores ao se conectarem com os seus pares, compartilhando métodos e trocando soluções globalmente”, afirmou a diretora da SIX.
A SIX trabalha com a perspectiva de promover a mudança sistêmica. Como conseguir gerar e desenvolver ideias inovadoras que realmente provoquem impacto social positivo. Para ilustrar esse grande desafio, Louise apresentou aos participantes do workshop o quadro sobre o processo de inovação social que norteia a atuação da SIX, uma espiral com sete eixos:
1. Oportunidades e desafios
2. Geração de ideias
3. Desenvolvimento e testes
4. Construção de cases
5. Implementação
6. Evolução e escala
7. Mudança sistêmica
“A análise de Louise motivou uma reflexão muito importante entre os participantes. Alguns perceberam que ainda estão na fase preliminar de geração de ideias, promovendo concursos e prêmios. Outros estão mais avançados. Foi muito inspirador para o grupo, que se sentiu motivado a caminhar com esse foco”, explica Célia Cruz, diretora-executiva do ICE e mobilizadora do encontro.
Cases e mudanças sistêmicas
A diretora do SIX apresentou ainda cases de sucesso, como a McConnell Foundation (Canadá), à frente de vários projetos que vão de artes e inclusão social, empreendedorismo e soluções financeiras a alimentação, entre outros; a Lankelly Chase (UK), instituição que começou a atuar em filantropia e hoje apoia e financia práticas, políticas e programas voltados para melhorar a qualidade de vida de grupos de risco; e a Calouste Gulbenkian Foundation (UK) que, desde 1956, desenvolve projetos para atender necessidades da sociedade, fomentar o conhecimento e melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio das artes, da ciência e da educação. “São organizações que promovem mudanças sistêmicas, estruturais e culturais”, comentou Louise.
O encontro proporcionou ainda a oportunidade de aproximar as lideranças dos institutos e fundações brasileiros da SIX. Foi o primeiro contato de Louise com organizações que atuam no Brasil.
A agenda do workshop incluiu ainda o compartilhamento de dois cases brasileiros. O ICE apresentou a Força Tarefa de Finanças Sociais, criada em 2014 e sua experiencia de mobilização de diferentes organizações para construção de mudanças sistêmicas no campo das Finanças Sociais e Negócios de Impacto, por meio Lab de Inovação em Finanças Sociais.
O Alana compartilhou suas ações mobilizadoras com o programa Criança e Consumo cujo debate público criado sobre questões relacionadas à publicidade dirigida às crianças chegou a promover a proibição de anúncios para crianças e a mudança da legislação, com amplo respaldo da sociedade civil.
Louise Pulford
Louise é diretora da SIX, onde atua desde sua criação em 2008, ano em que a rede global com foco em inovação social foi incubada pela Young Foundation. Seu trabalho é ampliar a rede de organizações de inovação social ao redor do mundo, hoje com mais 1.500 atores. Louise é co-gestora do Consórcio Europeu de Comunidades de Inovação Social nos últimos três anos. Escreve e faz apresentações sobre o valor de redes e faz workshops para governos, OSC, Fundações e agências de inovação. Antes de trabalhar na SIX, Louise desenvolveu vários projetos na Young Foundation, incluindo o programa de liderança UpRising.
Leituras recomendadas:
Geoff Mulgan: Os avanços dos últimos 10 anos no campo da inovação social
Beyond Organizational Scale: How Social Entrepreneurs Create Systems Change