This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
ABVCAP e ANDE criam Grupo de Trabalho de Investimento de Impacto
Com o objetivo de fortalecer o campo de investimento de impacto, a ABVCAP (Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital) e a ANDE no Brasil (Aspen Network of Development Entrepreneurs) uniram esforços e experiências para criar o Grupo de Trabalho (GT) de Investimento de Impacto.
O grupo já conta com 19 organizações que incluem fundos de venture capital e de private equity, family offices e investidores institucionais. Todas são membros da ABVCAP ou da ANDE e já investem ou procuram investir diretamente em negócios, em fundos ou outros veículos, buscando impacto social/ambiental, além do retorno financeiro. Entre os integrantes estão: Vox Capital, UBS, Performa, LGT, Astella, Kaete e Wright Capital.
“A ideia do grupo foi reunir investidores tradicionais, que fazem parte da ABVCAP, e coordenar uma agenda voltada para investimento de impacto. Cada um tem sua própria operação e há muito interesse nessa temática”, explica Daniel Izzo, sócio cofundador da Vox Capital e colíder do GT.
O grupo trabalha com quatro objetivos:
- mobilizar mais recursos para o campo;
- apoiar a criação e implementação de novos instrumentos financeiros para investimento de impacto;
- criar clareza e alinhamento na mensuração de impacto;
- fortalecer a divulgação do tema diante de públicos estratégicos.
Atualmente na fase de planejamento, o grupo tem realizado encontros presenciais e virtuais para compartilhar e aprofundar visões sobre o ecossistema no Brasil, e para definir projetos prioritários para alcançar os objetivos.
Quando o planejamento for concluído, o grupo passará a se encontrar a cada dois meses para acompanhar o progresso dos projetos, debater temas críticos e discutir possíveis mudanças de rota. “O papel da ANDE é apoiar essas conversas, não somos investidores. O GT vai juntar esforços e identificar novos instrumentos financeiros adequados para esse tipo de investimento. O GT não vai investir em negócios, mas fortalecer o investimento”, afirma Rob Parkinson, consultor da ANDE.
A ABVCAP, por sua vez, já tinha um grupo focado em fomentar o investimento de impacto no Brasil. “Aí surgiu a possibilidade desse trabalho conjunto com a ANDE, que tem uma capilaridade global. A meta é divulgar essa modalidade de investimento no Brasil, ampliar o número de gestores e atrair investidores para os gestores que estão fazendo investimento de impacto. Juntos podemos fazer mais e melhor. Há muito interesse nesse tipo de investimento. No nosso congresso, realizado em junho, um dos painéis mais bem avaliados tratou desse tema”, diz Ângela Ximenes, membro do Comitê Executivo da ABVCAP.
A iniciativa tem ainda o objetivo de atrair mais investidores de impacto internacionais para o mercado brasileiro.