This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Lab de Inovação finaliza protótipos
A Força Tarefa de Finanças Sociais (FTFS) e a Aoka Labs realizaram no dia 17 de agosto, em São Paulo, o segundo encontro do Laboratório de Inovação em Finanças Sociais 2017.
Atualizar informações, olhar o processo e identificar possibilidades de conexões entre as agendas foram os objetivos do encontro. O processo do Lab de Inovação tem como base metodológica a Teoria U, voltada à resolução de desafios complexos e geração de impacto coletivo, uma referência internacional nessa área. Foi desenvolvida pelo Presencing Institute, fundado pelo professor Otto Scharmer do Massachusetts Institute of Technology (MIT), e adaptada pela Aoka Lab.
Representantes de 40 organizações, divididos em implementadores (com disponibilidade e interesse em liderar os protótipos) e em apoiadores (com atuação mais pontual ou periférica em um ou mais protótipos), debateram os protótipos sugeridos no primeiro encontro realizado em junho e que giram em torno do tema escolhido para essa edição: “Empresas gerando impacto”.
Foram finalizados sete protótipos:
- Mensuração de impacto para pequenos negócios
- Fundo Editodos
- Pitch Gov de Impacto
- Guia para atuação de grandes empresas com negócios de impacto
- Grandes empresas pelo impacto
- Guia para implementação de instrumentos de investimento de impacto
- Caminhos para o fornecimento de impacto em grandes empresas
“Na opinião da Força Tarefa e da Aoka, o encontro funcionou para garantir o comprometimento dos participantes no processo de implementação. O trabalho começou. Chegou a hora de dividir as tarefas, de buscar novos apoiadores e de acionar as pessoas que prometeram apoio. A Força Tarefa está à disposição para ajudar no que for necessário”, ressalta Diogo Quitério, gestor de programas do ICE.
O próximo encontro será em 17 de outubro – um encontro virtual, das 16h às 18h.