This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
A evolução da Rede de Professores do Programa Academia
O ano de 2017 marcou o crescimento e evolução da Rede de Professores do Programa Academia ICE, que reúne acadêmicos com o objetivo de disseminar, inserir e fortalecer as atividades de docência, pesquisa e extensão relacionadas às temáticas de empreendedorismo social, inovação social, negócios de impacto e finanças sociais.
A Rede cresceu. Passou de 48 para quase 70 docentes, envolvendo 42 Instituições de Ensino Superior em 17 Estados, nas cinco regiões brasileiras. Com isso, a Rede cumpriu seu objetivo de envolver professores da Região Norte e assim se aproximar pouco a pouco da realidade destes Estados.
Expansão da Rede
Entre as ações que contribuíram para a expansão em 2017, destaca-se o Encontro de Professores da Região Norte, realizado em outubro no auditório da Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Pará (Universitec), que reuniu quase 40 professores de universidades do Pará, Amazonas e de Roraima.
Um dos compromissos da Rede é monitorar a evolução dos temas em suas práticas docentes. Assim, pela primeira vez foi realizado o Monitoramento da Rede de Professores, que analisou em 2017 dados referentes a 2016. Ao todo, 36 professores, de um universo de 40, responderam ao levantamento.
A boa notícia é que 26 professores participam de núcleos de pesquisa relacionados aos temas de empreendedorismo social, inovação social, negócios de impacto e finanças sociais (70%) e 21 professores produziram pesquisas (60%). A maioria deles concentra sua formação em administração ou economia (90%).
No que diz respeito a introduzir as temáticas em disciplinas de graduação e pós-graduação, 22 professores abordam os conteúdos (60%). Isso mostra que ainda há uma jornada a ser cumprida.
Além disso, 30% dos professores mencionaram que sua Instituição de Ensino possui Incubadora. O que iremos aprofundar na próxima edição é se há uma articulação destas com os cursos de graduação e pós-graduação e um fomento destas na criação de negócios de impacto.
Em breve, será realizado o segundo monitoramento da Rede olhando para as realizações de 2017. O objetivo é acompanhar anualmente a produção de pesquisas, aulas dadas sobre os temas, atividades de extensão e consequentemente a contribuição da academia com o ecossistema de negócios de impacto.
Para 2018, a meta é garantir que todos os professores sejam “embaixadores” dos temas em suas Instituições de Ensino, seja incluindo conteúdos em cursos de graduação e pós-graduação ou realizando eventos, pesquisas e atividades de extensão.
Para conhecer mais, acesse o Blog da Rede de Professores do Programa Academia do ICE, clique aqui.