This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Guia orienta gestores municipais sobre negócios de impacto
Por que gestores municipais devem prestar atenção aos negócios de impacto? Essa foi a motivação-chave que conduziu a elaboração do guia Gestores municipais compram soluções de negócios de impacto, lançado em novembro pela Força Tarefa de Finanças Sociais (FTFS). O texto está disponível para download e aberto a contribuições.
O guia foi realizado em parceria com a Oficina Municipal, escola de cidadania e gestão pública voltada à municipalidade, com a preocupação de informar, apoiar e conectar gestores municipais com as organizações de impacto e mobilizá-los para parcerias concretas. O conteúdo foi criado a partir de reflexões e sugestões obtidas em dois workshops que reuniram prefeitos, secretários municipais, técnicos, especialistas em gestão pública, aceleradoras e incubadoras e empreendedores. Foram realizadas também entrevistas com empreendedores e organizações que atuam com o setor público, como CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira), Sebrae e Deloitte.
Uma das 15 recomendações feitas pela FTFS em documento divulgado em outubro de 2015, apontava os negócios de impacto como solução inovadora, efetiva e complementar às políticas públicas. “A gestão pública municipal tem desafios no atendimento à população e na gestão de processos internos. Há modelos de negócio que podem ser contratados para apoiar a resolução dessas questões. A experiência global tem mostrado que os negócios de impacto representam uma oportunidade de mudar a forma de fazer negócio e resolver problemas sociais. Então por que não direcionar a energia empreendedora e criativa para melhorar o mundo?”, pergunta Diogo Quitério, gestor de programas do ICE e um dos responsáveis pela elaboração do guia.
Além da definição do conceito de Negócio de Impacto e as soluções que eles podem proporcionar, o guia analisa o papel do governo, apresenta casos bem-sucedidos, orienta sobre oportunidades, entraves e legislações e traz referências para ampliar o repertório sobre o tema e a experiência do Pitch Gov.SP.
“Os negócios de impacto podem colaborar para aumentar a efetividade dos serviços melhorando as políticas públicas. Para isto precisam ser conhecidos pelos gestores municipais. O Guia faz um convite para que os gestores municipais conheçam os negócios de impacto e identifiquem formas de levar essas soluções para sua localidade”, explica José Mario Brasiliense Carneiro, diretor-presidente da Oficina Municipal.
Vale destacar que o engajamento de governos (em todas as suas instâncias), é um fator chave para alavancar os negócios de impacto, a partir do entendimento e atuação estruturada em torno de três papéis:
- Como Comprador de produtos e serviços provenientes de Negócios de Impacto;
- Como Regulador: buscando um ambiente legal favorável à alocação de capital em investimentos que tenham impacto socioambiental, parcerias público-privadas de impacto, proteção a investidores, etc;
- Como Fomentador: promovendo o empreendedorismo social, aceleração e incubação de negócios e avaliação de impacto.
O Guia tem o objetivo de na mobilizar os gestores públicos municipais para que assumam seu papel de comprador de Negócios de Impacto.