This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Visionaris 2018!
Estão abertas até dia 23 de março as inscrições para o Prêmio Visionaris 2018, realizado pelo UBS em colaboração com a Ashoka.
O vencedor receberá 25 mil dólares para colocar sua ideia em prática, além de apresentar sua iniciativa no UBS Global Philantropy Forum, um evento que reúne 150 filantropos e investidores sociais de todo o mundo e que acontecerá no mês de novembro na Suíça.
A partir de 2018, o Prêmio Visionaris seguirá um modelo de “Desafio”, no qual os participantes propõem ideias, projetos e iniciativas para resolver um problema específico (seja de natureza social ou relacionado à própria organização). Nesta edição serão premiados os candidatos não somente pelas realizações anteriores ou performances passadas. Por meio desta abordagem, o objetivo é promover ainda mais o desenvolvimento de idéias inovadoras de mudança social no México e no Brasil.
O tema do Visionaris 2018 é “Melhorando a Escalabilidade”: alcançar o impacto social não significa apenas iniciar um modelo que funcione. Uma vez que uma empresa social tenha demonstrado o seu sucesso, a ampliação do modelo operacional bem-sucedido torna-se imperativa. Este ano, o objetivo é identificar empreendimentos sociais que geraram um impacto social comprovado de forma inovadora e projetar um modelo viável, efetivo e sustentável para escalar seu modelo de intervenção. O recurso financeiro será usado pelo vencedor para implementar este modelo.
A escalabilidade pode ser alcançada através da criação de franquias ou licenças sociais, do estabelecimento de alianças colaborativas com outras organizações com vistas a ampliar o escopo das operações, da implementação de medidas para garantir um alto nível de institucionalização, da influência sobre políticas públicas e a identificação correta de recursos para sustentar projeções de crescimento, entre outros elementos.
Para o UBS e a Ashoka, um empreendedor social é uma pessoa extraordinária que possui visão, criatividade e determinação de um empreendedor de negócios, mas usa essas qualidades para projetar soluções sistêmicas no intuito de atacar problemas sociais complexos.