This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Sebrae disponibiliza R$ 45 milhões para pequenos negócios inovadores
O Sebrae está com edital aberto para investir R$ 45 milhões em fundos que queiram participar do projeto “Capitalizando empresas inovadoras”, que prevê aporte do Sebrae em Fundos de Investimento em Participações para serem destinados a pequenos negócios inovadores. Cinco fundos serão selecionados pela instituição para investimento.
Para se inscrever, o Fundo deve estar regularmente constituído sob a forma de Fundo de Investimento em Participações – Capital Semente ou Multiestratégia ou Produção econômica intensiva em pesquisa, desenvolvimento e inovação. Os critérios de avaliação incluem tese de investimento, equipe, estratégia de formação de portfólio, carteira e pipeline, estratégia de investimento, custos, modelo de governança, solidez financeira, capacidade de prospecção de oportunidades, dentre outros.
As inscrições para participação no projeto podem ser feitas até o dia 31 de agosto. A partir do encerramento das inscrições será realizada a seleção dos Fundos, seguida de entrevistas e análise jurídica.
“Além do fomento a novas práticas pelas micro e pequenas empresas, o Sebrae vai passar a investir recursos em pequenos negócios inovadores. Estamos atuando de forma estratégica para garantir empresas mais competitivas”, explica o diretor de Administração e Finanças e presidente em exercício do Sebrae, Vinicius Lage.
Um dos maiores desafios para jovens empresas inovadoras é o acesso a capital. Pelo menos 40% das startups que fecharam as portas, nos últimos três anos, apontaram a dificuldade de acesso a capital como principal razão para essa decisão. Essa realidade ficou evidente na pesquisa feita com empresas do programa InovAtiva Brasil, a maior plataforma brasileira de pré-aceleração de startups.
A pesquisa ouviu 1.044 empresas, em dezembro passado, principalmente startups de Tecnologia da Informação e da Comunicação (31%), Desenvolvimento de Software (21%) e Serviços (18%). Dessas empresas, 30% informaram a decisão de fechar as portas. O levantamento foi realizado pelo Sebrae e Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), parceiros no InovAtiva Brasil.
Clique aqui para acessar o edital do Sebrae.