This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Segunda geração de selecionados da Chamada ICE-BID oferecem soluções inovadoras em negócios de impacto
A Chamada ICE-BID 2018 surpreendeu pela alta qualidade dos inscritos e pela diversidade do grupo, com negócios nas áreas de educação, saúde, inclusão profissional, agricultura, administração pública etc.
Depois do pitch dos finalistas para o Comitê de Seleção da Chamada ICE-BID para apoio a negócios de impacto com financiamento semente, nove negócios foram escolhidos, num universo de 19 que chegaram a essa fase. Originalmente, foram recebidas 70 inscrições.
“Tivemos uma boa representatividade regional, mas ainda precisamos ampliar a presença das regiões Norte e Centro-Oeste. E também reforçar a representatividade de gênero: apenas 15% dos negócios têm mulheres como sócias-fundadoras”, avalia Fernanda Bombardi, gerente-executiva do ICE.
A próxima fase é o processo de construção, junto com esses empreendedores, dos indicadores econômicos, financeiros e de impacto, que terão acompanhamento a cada três meses. No processo, é identificado o tipo de suporte necessário para cada negócio, e a partir disso são feitos os encaminhamentos.
Os nove negócios selecionados receberão R$154.086,00 cada um, na forma de empréstimo, que deve ser quitado em até cinco anos – dois anos de carência e três anos para repagamento. Além disso, um grupo de investidores familiares articulado pelo ICE está pronto para avaliar os negócios aprovados na Chamada e então escolher aqueles em que pretendem co-investir e aportar recursos adicionais. Os negócios que receberão este recurso adicional serão selecionados pelas famílias e seus family offices nas próximas semanas, com suporte do ICE.
“Esperamos que esses negócios consigam se fortalecer com o recurso aportado, e que as soluções sejam desenvolvidas com escala para gerar cada vez mais impacto social”, diz Fernanda.
A chamada anterior, realizada em 2017, selecionou sete negócios. Com os novos negócios selecionados pela chamada de 2018, o portfólio ICE-BID somará 16 negócios de impacto socioambiental, totalizando um volume total de empréstimos de cerca de R$ 3 milhões. Os empreendimentos apoiados atuam nos setores de saúde, educação, habitação, tecnologia para governo, gestão de resíduos, desenvolvimento rural, redução de risco de desastres e inclusão financeira.
Conheça um pouco mais sobre os selecionados
Os selecionados já foram anunciados pelo ICE e foram apresentados por quatro incubadoras/aceleradoras: Artemisia, Din4mo, Porto Digital e Yunus Negócios Sociais. Um deles é o Sumá, uma plataforma que conecta agricultores familiares a grandes compradores de alimentos, como hotéis, restaurantes e cozinhas industriais.
O negócio atua em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, com uma base de 1.600 agricultores de dez cooperativas e cem compradores. Em um ano de operação, o negócio pulou de oito para 90 famílias. Há demandas para abrir outros núcleos, mas o grupo hoje não consegue atender. O capital semente ajudará a incrementar a equipe para escalar a solução, ampliar atuação na região Sul e depois chegar ao Sudeste.
Para entregar resultados precisos a quem precisa monitorar condições climáticas, a Pluvi.on, outro negócio selecionado, oferece soluções customizadas para agricultura, logística, engenharia, alertas para cidades a respeito de eventos climáticos extremos, dentre outras. O negócio inclui previsão do tempo em alta resolução, estações meteorológicas de baixo custo e painéis de controle com informações em tempo real. E tudo isso com tecnologia 100% nacional. Hoje a Pluvi.on conta com cerca de cinco clientes e aproximadamente 120 estações espalhadas nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Paraná.
Na área da saúde, o Pickcells traz uma solução que permite o diagnóstico automatizado e mais rápido e preciso de doenças infecciosas, em tempo real e com baixo custo. Já no campo da acessibilidade, a FoFuu une neurociência e fonoaudiologia em jogos educativos para estimular a fala e o desenvolvimento infantil. Por sua vez, a VerBem busca mudar a realidade de milhões de pessoas que não conseguem realizar atividades cotidianas por não terem condições financeiras para adquirir óculos.
Para solucionar problemas de administração, foram selecionados o Muove Brasil, que apoia as administrações públicas de municípios de pequeno e médio porte na melhoria da eficiência dos gastos públicos; e a SmartSíndico, que facilita a administração de condomínios de Habitação de Interesse social (CDHU, Cohab, Cingapura, Minha Casa Minha vida e outras), reduzindo inadimplência e melhorando a qualidade de vida.
O Redação Online é a primeira plataforma de correções de redação do Brasil, com um método inovador para avaliação das redações do ENEM, aperfeiçoando as notas do estudante que, pela ferramenta, tem o acompanhamento de especialistas. Fecha a lista o IOUU, que trabalha ampliando o acesso a crédito, fazendo a ponte entre pequenas empresas tomadoras de recursos e investidores em busca de oportunidades.