This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Campo fértil: 5 negócios de impacto inovadores
O big data e a inteligência artificial são tendência sem volta, e têm se mostrado importantes na solução de problemas socioambientais. Mas não só. O ICE selecionou cinco exemplos de negócios de impacto inovadores que propõem soluções nas áreas de saúde, alimentação, aprimoramento de políticas públicas, clima e ensino de idiomas.
Chatbots para promover a gestão da saúde populacional. Essa é a aposta da Tá na Hora, que recentemente mudou seu nome para TNH Health. O foco de atuação é a atenção primária em saúde para ampliar o acesso à informação e ao monitoramento de riscos. Os chatbots são testados e construídos por uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde e designers de experiência para que pacientes tenham a melhor interação possível e com isso gerem alta taxa de engajamento. Quanto mais os pacientes interagem com os robôs, mais personalizados eles se tornam. A TNH Health oferece soluções para gestão de doenças crônicas, acompanhamento de gravidez, promoção do bem-estar, avaliação de perfis de saúde, monitoramento pós-alta hospitalar e controle de epidemias.
O uso de soluções de tecnologia móvel de baixo custo para aprimorar políticas públicas e iniciativas de impacto social é o core da startup MGov, que ajuda gestores públicos, fundações, institutos e organizações a causar e mensurar impacto social para desenvolver políticas públicas mais eficazes. Dentre as ferramentas utilizadas para isso estão mensagens de texto (SMS), Facebook Messenger, chamadas automáticas de voz (URA), ligações telefônicas e questionário online. A startup já desvendou impressões da audiência de um programa do Canal Futura, desenvolveu um ciclo de engajamento social com o Greenpeace, levantou percepção de educadores da Bahia sobre novos materiais didáticos e documentou o impacto da informatização de unidades de saúde em Embu das Artes, SP.
Com o slogan inglês que transforma, a Soulphia é uma plataforma online, liderada por brasileiros, que promove aulas do idioma ministradas por professoras mulheres em situação de rua em Nova York. Tem o apoio da Universidade de Columbia e de abrigos municipais. O projeto oferece, ainda, formação em tutoria para essas mulheres, que dão aulas para estudantes de todo o mundo. Para fazer as aulas, basta se registrar, agendar e pagar por elas. O dinheiro é repassado diretamente para as professoras.
A Pluvi.on é uma plataforma de monitoramento climático que traz previsibilidade e segurança. Sua atuação está calcada em três pontos: previsão do tempo, estações meteorológicas de baixo custo e informações em tempo real. Os dados climáticos entregues são mais precisos e ajudam a deixar a previsão de tempo cada vez mais ‘inteligente’ (quanto mais dados, melhor fica). A tecnologia das estações meteorológicas é 100% brasileira, e elas são precisas e conectadas em rede. Os painéis de controle da plataforma trazem visualização de dados simplificada, facilitando a tomada de decisões. E ainda possibilitam o envio de alertas em tempo real, beneficiando moradores de zonas de risco de deslizamento e enchentes.
Da terra para a nuvem. É assim que a plataforma Sumá, com atuação no Sul do país, conecta agricultores familiares a grandes empresas (hotéis, restaurantes e cozinhas industriais) que querem comprar alimento fresco em um sistema de comércio mais justo. Além de capacitar o agricultor familiar, apoiando seu desenvolvimento e o alinhamento às exigências dos compradores, contribui com informações reais do campo para que o comprador elabore seus cardápios de acordo com planos de produção locais e com a sazonalidade dos alimentos. O objetivo é reduzir a presença de atravessadores e aumentar as margens do pequeno produtor.