This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
ICE Indica – Dezembro 2018 (Especial para Ler nas Férias)
Casos de mensuração de impacto da Rede ASTA e ASID
A Rede de Mensuração de Impacto em Finanças Sociais disponibiliza mais dois casos clínicos e práticos de avaliação de impacto, buscando gerar conhecimento para o campo: ASID Brasil e Rede Asta. O material da ASID Brasil destaca os desafios de avaliação de uma organização intermediária no campo de negócios com impacto social. O estudo da Rede Asta compartilha os aprendizados da organização no tema da avaliação ao longo de mais de dez anos de história e destaca o modelo utilizado, caracterizado como Gestão de Indicadores.
Impacto Social em Mobilidade
A Artemisia, com apoio do Ford Fund – braço filantrópico da Ford – conduziu uma análise inédita, que aponta sete oportunidades para o desenvolvimento de negócios de impacto social no setor de mobilidade: acesso a serviços básicos, ampliação da disponibilidade e compartilhamento, acesso a bens de consumo e mercado, otimização do deslocamento, acessibilidade, segurança no deslocamento e mobilidade para cidades mais humanas. A Tese de Impacto Social em Mobilidade traz ainda um mapa dos negócios que já endereçam soluções a esses sete pontos.
Panorama do Setor de Investimento de Impacto na América Latina e no Brasil
A edição de 2018 do abrangente relatório sobre o investimento de impacto em toda a América Latina, produzido pela ANDE e pela LAVCA, traz dados sobre os investidores de impacto ativos na região, a atividade dos investimentos durante os anos de 2016 e 2017, e as expectativas de quem aporta recursos em projetos para 2018 e 2019. O Panorama aponta ainda o aumento do interesse e envolvimento de investidores individuais, fundações, family officers, gestores tradicionais de fundos e investidores institucionais, prevendo que o investimento de impacto continuará a crescer na região.
Catalisando o crescimento da economia de impacto
Lançado durante o GSG Summit 2018, o artigo Catalyzing the Growth of the Impact Economy foi elaborado pela McKinsey & Company a partir de entrevistas detalhadas com mais de cem investidores, gestores de fundos, empreendedores sociais e outros atores, revelando o que será necessário para que a economia de impacto atinja a maturidade, apontando alavancas para que esse cenário se concretize.
Economia regenerativa
O Circular Design Guide, publicado pela Ellen Macarthur Foundation, busca ajudar inovadores a criar soluções eficazes e criativas para a economia circular. As empresas estão arraigadas em uma abordagem linear de crescimento – fazer, usar, descartar. Este guia permite explorar novas maneiras de criar valor sustentável, resiliente e duradouro, gerando oportunidades de negócio e proporcionando benefícios ambientais e sociais.