• Home
  • O ICE
    • Quem Somos
    • Governança
    • Equipe
    • Relatórios
    • Parceiros
    • Teoria de Mudança
  • Programas
    • Associados
    • Academia ICE
    • Coalizão pelo Impacto
  • Notícias
  • Biblioteca
  • Contato
fechar
EN

Prêmio reconhece a produção jornalística sobre o tema de investimentos e negócios de impacto

Publicado em 19/12/2018 por ICE
Compartilhar:

O campo dos investimentos e negócios de impacto, relativamente novo no Brasil, tem desafios a enfrentar na área da comunicação. Comunicar esse novo modo de empreender, em que o negócio responde também a uma causa/necessidade além do lucro, é uma tarefa e tanto. Algumas empresas da mídia tradicional, além de centenas de veículos alternativos, têm tratado do tema de forma esporádica, mas é preciso incentivar e fomentar essa produção para que diferentes setores da sociedade se aproximem da ideia.

Com o objetivo de ampliar a qualidade e a repercussão da cobertura da mídia em relação ao tema, foi lançado o Prêmio Jornalista de Impacto, promovido pela ponteAponte e pela Faculdade Cásper Líbero, com apoio da Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto. A iniciativa, neste formato, é inédita no segmento e busca valorizar o esforço de jornalistas e empresas comprometidos com a cobertura qualificada do campo.

O prêmio olha para toda a diversidade da produção de conteúdo sobre o campo nos dias atuais. Podem se inscrever jornalistas e iniciativas de todo o país, com material publicado ou veiculado, em quatro categorias: Texto, Audiovisual, Iniciativas inovadoras e Iniciativas de jornalismo em contextos periféricos e comunitários.

O vencedor de cada categoria receberá R$ 3.500,00, além de certificado e placa de reconhecimento. Além disso, todos os finalistas terão acesso a um curso online, oferecido pela ponteAponte, sobre a História do Campo de Impacto Social no Brasil.

Cobertura da mídia acompanha ritmo da estruturação do campo

Bettina Barros, jornalista do Valor Econômico, avalia a cobertura dedicada ao tema pela imprensa como esporádica: “O movimento precisa crescer para aparecer mais na mídia. Enquanto forem iniciativas isoladas e pontuais, ele terá uma cobertura pontual na chamada grande imprensa. Mas o tema já evoluiu bastante, sobretudo na esteira de prêmios de reconhecimento como o do Empreendedor Social da Folha de São Paulo”.

A jornalista aponta que o tema, embora esteja vinculado à editoria de Finanças, não tem uma cobertura sistemática no Valor Econômico, aparecendo apenas quando há bons ganchos, ou quando algum repórter toma conhecimento de algo interessante e se propõe a escrever. Esse último caso foi o que levou Bettina a abordar o tema pela primeira vez no jornal, em 2014.

“Conheci a Celia Cruz, do ICE, em 2014, quando tomei conhecimento, pela primeira vez, deste tema. Como era algo novo para o jornal – o movimento, afinal, era incipiente no Brasil -, daria para abordá-lo mais amplamente. Escrevi a primeira matéria sobre negócios de impacto, com mais de 20 entrevistas com representantes do ecossistema.” lembra Bettina, que mediou uma mesa de debates sobre a evolução do setor no Brasil, durante o Fórum de Finanças Sociais e Negócios de Impacto realizado em junho deste ano.

Uma das formas sugeridas por ela para tornar perene a presença desse tema na cobertura da imprensa seria a publicação sistemática de índices, rankings, pesquisas e na apresentação de porta-vozes que falem sobre o setor, o que garantiria o acompanhamento do setor pela mídia com intervalos de tempo previstos e constantes.

Inscrições

Para se inscrever, o jornalista deve acessar o regulamento completo e preencher o formulário no site www.premiojornalistadeimpacto.com.br, enviando também o link ou PDF da reportagem ou iniciativa. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de janeiro de 2019.


Notícias relacionadas

06/05/2025

ICE no Congresso GIFE 2025

O campo dos investimentos e negócios de impacto, relativamente novo no Brasil, tem desafios a enfrentar na área da comunicação. Comunicar esse novo modo de empreender, em que o negócio responde também a uma causa/necessidade além do lucro, é uma tarefa e tanto. Algumas empresas da mídia tradicional, além de centenas de veículos alternativos, têm […]
Saiba mais
29/04/2025

Uma semana de aprendizados e conexões em inovação, filantropia e tecnologia

O campo dos investimentos e negócios de impacto, relativamente novo no Brasil, tem desafios a enfrentar na área da comunicação. Comunicar esse novo modo de empreender, em que o negócio responde também a uma causa/necessidade além do lucro, é uma tarefa e tanto. Algumas empresas da mídia tradicional, além de centenas de veículos alternativos, têm […]
Saiba mais
26/03/2025

ICE no Impacta Mais 2025

O campo dos investimentos e negócios de impacto, relativamente novo no Brasil, tem desafios a enfrentar na área da comunicação. Comunicar esse novo modo de empreender, em que o negócio responde também a uma causa/necessidade além do lucro, é uma tarefa e tanto. Algumas empresas da mídia tradicional, além de centenas de veículos alternativos, têm […]
Saiba mais
  • Home
  • O ICE
  • Programas
  • Notícias
  • Biblioteca
  • Contato
Receba notícias do ICE
    Redes sociais:
×

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegação, você concorda com tal monitoramento. Acesse aqui nossa política de privacidade.

ICE
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.