This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Quarta turma da Programa Incubação e Aceleração de Impacto tem organizações de todas as regiões do país
O Programa de Incubação e Aceleração de Impacto – parceria entre a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e ICE – começou sua quarta turma no início do mês de dezembro.
Cinquenta e seis incubadoras e aceleradoras, de 17 estados, já passaram pelo programa, que tem apoio da Fundação Telefônica e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) por meio do BID Lab. Ao todo, essas organizações intermediárias já aceleraram/incubaram 2.817 empresas, e outras 733 estão passando pelo processo atualmente.
Nesta quarta rodada, 31 instituições se inscreveram e 25 foram selecionadas para participar do Programa. O grupo se reuniu presencialmente em Brasília nos dias 6 e 7 de dezembro para dar início ao processo de formação. “Este primeiro momento com a quarta turma do Programa Incubação e Aceleração de Impacto foi muito proveitoso. A diversidade regional contribuiu para que discussões valiosas acontecessem e abre caminho para que a temática de impacto seja fortalecida em diversos ambientes de inovação.”, avalia Isabella Wolney Carnauba, da Anprotec, que destaca o número expressivo de participantes do Norte do país.
Mobilizados pelas trocas da abertura, os participantes vão percorrer nos próximos 5 meses roteiros on-line de formação, com acesso a conteúdos, webinars e bate-papos sobre diversos aspectos da temática de impacto. Na etapa seguinte, os participantes receberão consultoria especializada para desenvolver um plano de ação que contemple sua estratégia para incorporar o tema de impacto socioambiental nas agendas das incubadoras e aceleradoras.
O melhor Plano de Ação de cada região do Brasil será premiado com a participação em uma missão internacional de imersão e aprendizados em ecossistemas relevantes na temática de negócios de impacto, além de ganharem mentoria de associados do ICE para os negócios apoiados e inscrição na Conferência Anprotec 2019.
Do plano à ação
Luiz Melo Romão, do Inovaparq, em Joinville, SC, participou da segunda turma do Programa de Incubação e Aceleração de Impacto e avalia a experiência como fundamental para a fortalecer a temática na trajetória da organização. “Por meio das capacitações e assessorias recebidas, criamos a CAUSE – Incubadora de Inovação Social, uma das primeiras incubadoras do sul do país a apoiar exclusivamente o desenvolvimento de negócios de impacto. Atualmente, estamos apoiando 12 projetos na área.”, conta ele.