This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
BID lança edital para soluções inovadoras no setor de energia
Até 30 de abril, empresas e startups que tenham soluções energéticas úteis para o setor público podem se inscrever. Selecionadas vão compor um banco de soluções do BID.
Boas ideias para setores que apresentam grandes desafios são sempre bem-vindas. Pensando nisso, até o dia 30 de abril estão abertas as inscrições da chamada Mostra sua Energia. A iniciativa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) tem como objetivo ajudar na economia dos recursos públicos a partir da adoção de soluções inovadoras relacionadas a iluminação pública, eficiência energética em prédios e geração e distribuição de energia solar.
Para cumprir com esse objetivo, o BID irá selecionar startups, fornecedores e provedores de soluções inovadoras para o setor de energia e montar um banco de soluções. Depois de pronto, o banco será disponibilizado na plataforma do Programa de Investimento em Gestão de Infraestrutura Pública para Eficiência Municipal. Dessa forma, gestores públicos de todos os municípios brasileiros poderão acessar a ferramenta e contratar soluções inovadoras para seus projetos.
Podem participar do edital empresas já estabelecidas, residentes no Brasil ou no exterior, que tenham soluções energéticas em edifícios com: 1. ferramentas inovadoras para o diagnóstico e gestão do uso de energia; 2. capacitação em temas de eficiência energética (apps ou ferramentas online, por exemplo); 3. bens e equipamentos para promover o uso eficiente de energia; e 4. mecanismo de financiamento para projetos de eficiência energética.
Seleção e inscrições
Quatro critérios serão utilizados para selecionar as soluções propostas: capacidade de entrega, inovação, ética e natureza da empresa. Entre eles, requer-se que a empresa tenha pelo menos um cliente de grande porte, siga as políticas de comportamento ético do BID, que a solução seja escalável e tenha viabilidade técnica de implementação e que o produto já tenha sido testado.
Além disso, se a solução tiver sido criada pela empresa, é necessária a patente, caso contrário, que o trabalho seja relacionado a energia solar, Internet Of Things, Inteligência Artificial, Machine Learning, Realidade Virtual, Cybersecurity e blockchain.
As organizações interessadas em participar devem realizar a inscrição até 30 de abril mediante cadastro e preenchimento do formulário deste link. O lançamento do mapa está previsto para o final de junho.
Eventuais dúvidas devem ser esclarecidas na seção Perguntas Frequentes do site ou enviadas para o e-mail bidbrasil@iadb.org.