This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Time da UFPA representa o Brasil na Enactus World Cup no Vale do Silício
Estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) venceram etapa nacional e apresentaram
5 projetos de empreendimentos sociais no mundial realizado nos Estados Unidos.
Escrito por Tauani Lima com edição de Lysa Ribeiro (ICE)
O campeonato mundial Enactus World Cup aconteceu entre os dias 16, 17 e 18 de setembro em São Jose, Califórnia nos EUA. O evento reuniu estudantes, acadêmicos, agentes do governo e líderes de organizações de 37 países que formam a rede Enatctus – uma organização dedicada a inspirar universitários a melhorar o mundo através da Ação Empreendedora.
Direto da Amazônia, 20 integrantes do Time Enactus UFPA viajaram ao Vale do Silício para representar o Brasil na liga de abertura, ao lado de estudantes do Azerbaijão, Marrocos e Nigéria. Criado no campus de Belém em 2014, o grupo conquistou a vaga no mundial de 2019 com mais de 120 times de outras instituições de ensino superior do Brasil no evento realizado em São Paulo, no mês de julho.
A viagem para os Estado Unidos foi custeada com uma campanha de financiamento coletivo e teve entre seus apoiadores a cantora e compositora Dona Onete, considerada a diva do Carimbó. Tudo para não deixar de fora da Enactus World Cup, os 5 projetos de empreendedorismo criados pela Enactus UFPA: Amana Katu, Cíclica, Costuraê, Fiero e Minerva. Dezesseis países foram selecionados para a semifinal e as equipes do Estados Unidos, Egito,
Canadá e Alemanha seguiram para a final da competição. O time do Egito foi o campeão com o projeto Rosie de absorventes ecológicos feitos com fibra de bananeira e acessíveis a baixo custo. Os absorventes serão distribuídos em quatro países da África, com apoio da Unilever.
O Time Enactus UFPA também pôde participar do World Water Race – um desafio global referente as problemáticas da água, saneamento e recursos hídricos. Ao todo foram mais de 120 projetos inscritos. Pelo segundo ano consecutivo, o Time Enactus seguiu para a final da competição com o negócio social Amana Katu, idealizado para melhorar a distribuição de água na região Amazônica e oferecer água de qualidade para os ribeirinhos. O empreendimento amazônico conquistou o 2º lugar. O primeiro lugar ficou com o time da Índia.
O professor José Augusto Lacerda da UFPA, membro da Rede Nacional de Professores do Programa Academia ICE, acompanhou o grupo nas duas competições e lembra da experiência no World Water Race: “É um tipo de competição no qual todos ganham e emociona ver jovens de todo o mundo fazendo um trabalho dessa ordem. Por causa do contexto sem recursos nas universidades federais brasileiras tivemos que fazer um financiamento coletivo. Então, o fato de ter conseguido estar lá com 20 estudantes também foi uma vitória muito grande.”
O empreendimento Amana Katu e outros projetos do time nasceram no Desafio Inove +, a maior maratona universitária de Empreendedorismo e Inovação da região Norte. Em aceleração pela Ambev, o empreendimento quer se tornar um negócio de impacto. Clique aqui para saber mais sobre o Enactus UFPA.