This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Inscrições abertas para o Prêmio Jornalista de Impacto 2020
A iniciativa visa reconhecer profissionais e veículos de comunicação de todo o país que trabalhem o tema de investimentos e negócios de impacto
São Paulo (SP), 06 de novembro de 2019 – Estão abertas de 05 de novembro de 2019 a 31 de janeiro de 2020 as inscrições para a segunda edição do Prêmio Jornalista de Impacto, promovido pela empresa ponteAponte, com apoio da Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto. O Prêmio reconhecerá reportagens e iniciativas de profissionais e veículos de comunicação que disseminem o tema de Investimentos e Negócios de Impacto no Brasil, com o objetivo de ampliar a qualidade e a repercussão da cobertura da imprensa em relação ao tema.
Os Investimentos de Impacto são recursos privados ou públicos para aporte em atividades que visam produzir impacto social e/ou ambiental com sustentabilidade financeira. Para viabilizar a alocação desse capital, utilizam-se instrumentos financeiros, novos e/ou existentes, que podem ou não gerar retorno financeiro sobre o capital investido. O impacto deve ser mensurado e analisado periodicamente. Mais em: http://ice.org.br/financas-sociais.
Já os Negócios de Impacto são empreendimentos que têm a intenção clara de endereçar um problema socioambiental por meio de sua atividade principal (seja seu produto/serviço e/ou sua forma de operação). Atuam de acordo com a lógica de mercado, com um modelo de negócio que busca retornos financeiros, e se comprometem a medir o impacto que geram.
Categorias e premiação
Podem se inscrever no Prêmio profissionais de comunicação de todo o país em quatro categorias:
1. Audiovisual (reportagens ou séries sobre o campo de investimento e negócios de impacto para veículos na internet (multimídia), rádio ou TV)
2. Iniciativas em contextos periféricos e iniciativas comunitárias de jornalismo no campo de investimento e negócios de impacto
3. Iniciativas inovadoras de jornalismo no campo de investimento e negócios de impacto
4. Texto (reportagens ou séries sobre o campo de investimento e negócios de impacto em jornais e revistas impressos ou online)
O vencedor de cada categoria receberá, a título de premiação, o valor de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais), além de certificado e troféu, em evento a ser realizado no Fórum de Finanças Sociais e Negócios de Impacto, em São Paulo (SP), entre os dias 30 de junho e 1º de julho de 2020. A divulgação dos vencedores na mídia também compõe a premiação. Todos os finalistas, não apenas os vencedores, terão acesso ainda a um curso online, oferecido pela ponteAponte, sobre a História do Campo de Impacto Social no Brasil.
Para se inscrever, o jornalista deve acessar o regulamento e preencher o formulário no site www.premiojornalistadeimpacto.com.br enviando também o link ou PDF da reportagem ou iniciativa.
SOBRE OS REALIZADORES
Realização
ponteAponte
A ponteAponte (pAp) é uma empresa que atua para fortalecer a cultura do impacto coletivo, qualificando o investimento social por meio de iniciativas multissetoriais em duas grandes frentes que se conectam: Seleção & Avaliação de projetos e Potencialização de atores do ecossistema. Conectamos o melhor de cada mundo para um mundo cada vez melhor. A ponte, para nós, é um lugar não apenas de travessia, mas também de encontros, trocas, reflexões e aprendizados, de onde se tem uma visão panorâmica que permite a escolha conjunta de caminhos.
Patrocínio
Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto e parceiros
A Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto, antiga Força Tarefa de Finanças Sociais (FTFS), é uma iniciativa criada para identificar, conectar e apoiar organizações e temas estratégicos para o fortalecimento do campo de Investimentos e Negócios de Impacto no Brasil. Pelo segundo ano consecutivo, a Aliança, – em parceria com o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), o Itaú e o British Council – é patrocinador do Prêmio Jornalista de Impacto.
Parceria de divulgação
P&B Comunicação
A P&B é uma agência focada em soluções de comunicação para o Terceiro Setor. No mercado desde 2006, cria, produz e gerencia projetos editoriais e de comunicação estratégica que disseminam causas socioambientais. Entre seus clientes, constam mais de 60 organizações da sociedade civil, movimentos sociais e empresas, sobretudo nas áreas de educação, meio ambiente, economia de baixo carbono, sustentabilidade, desenvolvimento local, responsabilidade social corporativa e filantropia.