This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Kick-off de projetos apoiados pela Chamada Impulse
Organizações selecionadas e parceiros da edição de 2019 alinham objetivos e estratégias
Escrito por Tauani Lima com edição de Lysa Ribeiro (ICE)
A Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto reuniu, no mês de janeiro, representantes das organizações que tiveram propostas selecionadas na última edição da Chamada Impulse. A categoria de Comunicação recebeu atenção especial com a participação de convidados da Pipe Social, ponteAponte, Matiz Caboclo e All Set Comunicação para colaborar na co-criação de um plano de ação que integrará as ações e materiais a serem produzidos em 2020 pela Empreende Aí, Feel Filmes e Aupa..
O objetivo central da reunião foi discutir mensagens e narrativas para chegar ao melhor conteúdo multimidiático para disseminar o conceito de negócios de impacto entre empreendedores de todo o Brasil. Empreendedores tradicionais ao compreenderem a possibilidade de atuarem com propósito podem se sentir motivados a se integrar ao campo. Por outro lado, para empreendedores sociais conhecer o conceito pode levar a se reconhecerem como empreendedores de impacto e ressaltar a importância de modelos de negócios que entregam soluções para os mais diversos desafios sociais e ambientais do país.
Vale relembrar os materiais que serão desenvolvidos: Empreende Aí será responsável pela produção de vídeos sobre jornadas de negócios de impacto, Feel Filmes criará vídeos e podcasts sobre investimentos e negócios de impacto e Aupa vai produzir conteúdos jornalísticos sobre o tema.
As cinco propostas selecionadas pela Chamada Impulse em 2019 receberam um total de duzentos mil reais em doações. Além da categoria de Comunicação, outras duas categorias foram contempladas: Boas práticas na Academia – com a proposta apresentada por ponteAponte e a consultora Juliana Rodrigues para identificar, sistematizar e publicar práticas – e Conexão com economia regenerativa – com a proposta da Conexus para desenvolvimento de versão digital da ferramenta “Trilhas do Desenvolvimento Sustentável“ de modelagem e estruturação de negócios de impacto direcionada para organizações comunitárias que atuam com economia regenerativa.
Adicionalmente, a organização Fa.vela foi convidada para sistematizar metodologias de aceleração de negócios de impacto junto a grupos e territórios periféricos. A iniciativa recebeu o nome de “As cartografias do impacto – 1º mapeamento de impacto social da base para a base”.
A segunda edição da Chamada Impulse foi realizada pela Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto – em parceria com Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do BID-LAB, Britsh Council, Instituto Humanize e Itaú.