This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Impacta Mais ON: Fórum de Investimentos e Negócios de Impacto tem evento online para pensar o pós-crise
Nos dias 30 de junho e 1º de julho, o ecossistema vai se reunir para discutir como a agenda de impacto pode contribuir para uma recuperação econômica com menos desigualdade tendo as pessoas e o planeta no centro das decisões sobre investir e empreender.
O adiamento da data original do Fórum de Investimentos e Negócios de Impacto – em razão do distanciamento social para conter a disseminação do novo coronavírus – abriu uma nova possibilidade: a realização de um pré-evento online para iniciar as discussões que serão aprofundadas no evento presencial, previsto para novembro.
O evento, que será realizado nos dias 30 de junho e 1 de julho, é um marco simbólico do Fórum e, por ser online, ganhou uma adição na logomarca oficial: Impacta Mais ON. Segundo Vivian Rubia, coordenadora de programas do ICE, criar um espaço onde o ecossistema de investimentos e negócios de impacto possa se encontrar neste momento de tantas ideias circulando está entre as principais motivações dos realizadores ICE, Impact Hub e Vox Capital para realizar esse ‘aquecimento’ para o encontro de novembro.
O tema principal do Impacta Mais ON será o debate sobre a construção de uma nova economia com impacto positivo no pós-crise, uma vez que a crise de escala global tem acelerado emergências do ponto de vista social, econômico e ambiental. “Temos que ser cuidadosos com a expressão corriqueira de que a crise é uma oportunidade. Já sabemos que a crise tem trazido perdas inestimáveis, tem impacto direto no atingimentos dos objetivos de desenvolvimento sustentável e gerou um aprofundamento das desigualdades no mundo todo. Por isso, queremos reforçar que, agora, as necessidades ficam tão evidentes, que o campo dos investimentos e negócios de impacto pode contribuir de forma muito positiva no sentido de reorientar negócios e investimentos para gerar mais impacto positivo.”
A programação do evento foi construída pensando nas discussões sobre essa reconstrução necessária e na criação de novos parâmetros para a economia, nos quais os negócios de impacto têm um papel importante no que se refere a pensar como trazer mais impacto social nos investimentos e como incubadoras, agentes intermediários e outros atores podem contribuir com o atual cenário.
Programação
Aspectos que marcaram presença nas edições presenciais do fórum, como co-construção, cooperação e suporte mútuo, serão mantidos no novo formato. As três sessões do evento online foram pensadas para apoiar a construção de leituras e cenários do ecossistema de impacto e seu papel no processo de recuperação econômica, com menos desigualdade e orientada para a regeneração do planeta.
A ideia é que as seções possam contar com diferentes vozes incentivando a diversidade no debate e o construir coletivo e também sejam espaço para apresentação de dados e pesquisas do campo que possam apoiar o entendimento sobre os desdobramentos e movimentos para superação da crise, além de reforçar os sentimentos de interdependência e solidariedade.
No dia 30 de junho, o painel de abertura do evento tem como tema ‘Qual é a contribuição dos investimentos e negócios de impacto para novos paradigmas econômicos?’. contará com palestrantes internacionais e nacionais para construir um diálogo entre o que se tem discutido no cenário global e no local. Sir Ronald Cohen, presidente do conselho do Global Steering Group for Impact Investment (GSG) e The Portland Trust, é um dos confirmados para a sessão
Transformação do ecossistema de impacto
Também no dia 30, os participantes poderão acompanhar a atividade ‘Cenários e caminhos para a transformação’. Vivian explica que a proposta desse momento é possibilitar troca de ideias entre os participantes e a Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto, que está justamente às vèsperas de atualizar suas recomendações para o campo para os próximos anos (saiba mais aqui). As contribuições serão usadas como base para as recomendações, previstas para serem lançadas em agosto.
A participação é, inclusive, uma das propostas que guiarão o evento online. Não se trata de promover um evento com foco em transmitir conteúdos meramente, mas de propiciar espaços de diálogo entre os participantes.
A atividade do último dia do evento, 1º de julho, terá como tema ‘O (IM)PACTO que queremos: Co-criando uma visão para o ecossistema de investimentos e negócios de impacto’. Vivian afirma que a ideia é convidar especialistas de diferentes organizações do que possam trazer olhares mais próximos dos negócios e compartilhar sua atuação em conversas mais aprofundadas.
Inscrições
Todos os interessados em participar do evento, que é gratuito, podem realizar a inscrição neste link.