This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Academia ICE reúne professores pelo impacto positivo
Encontro de docentes do Ensino Superior teve dois dias de programação: um aberto a professores interessados em discutir inovação e a agenda de impacto nas universidades e outro dedicado à rede mobilizada pelo programa.
Pelo segundo ano, o Encontro Nacional da Rede Academia ICE aconteceu no formato virtual. Realizado nos dias 29 e 30 de julho, o evento teve como objetivo promover momentos de inspiração e reflexões coletivas sobre práticas pedagógicas, atividades de extensão, experiências de pesquisa e atuação de Instituições do Ensino Superior (IES) no ecossistema de investimentos e negócios de impacto.
O primeiro dia do encontro foi dedicado a discutir a Jornada do Empreendedor de Impacto na Academia e contou com a participação de Marina Kim, co-fundadora e diretora da AshokaU – rede global de inovadores do Ensino Superior que estão incorporando o impacto social no DNA da cultura, currículo e estratégia de seus campus. O segundo dia foi reservado à Rede Academia ICE para celebração dos resultados do último ano e apresentação de atividades para o ciclo 2020-2021.
“O Encontro Nacional é um momento único para reunirmos professores de todas as regiões do país. Este ano propusemos uma reflexão conjunta sobre como o ensino superior pode contribuir de forma mais estratégica para a formação de novos empreendedores e ser um celeiro de novos negócios com impacto positivo, no contexto desafiador que vivemos.” comenta Adriana Mariano, coordenadora do programa Academia ICE.
Inspirações para a Jornada do Empreendedor de Impacto na Academia
O Ensino Superior tem um papel estratégico como dinamizador do ecossistema de impacto, seja por meio da formação de talentos para o campo, seja na produção de conhecimento, pesquisa e tecnologia ou ainda na conexão entre produção acadêmica e ações concretas para resolução de desafios sociais e ambientais.
Durante o encontro, professores puderam dividir algumas das ações e experiências em suas instituições voltadas à formação de empreendedores ainda na Gradução.
Vanessa Batisti, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), apresentou a Graduação Pro, modalidade que permite ao aluno escolher sua trilha formativa, incluindo os temas empreendedorismo e inovação social. A docente destacou ainda a criação do INDOOR, iniciativa de formação para docentes nesses temas visando a ampliação do ecossistema de impacto na Universidade.
José Augusto Lacerda, da Universidade Federal do Pará (UFPA), apresentou a iniciativa de apoio a empreendedores sociais em parceria com a ENACTUS, plataforma voltada a universitários para o desenvolvimento de projetos comunitários. Seu aluno, Noel Orlet, estudante empreendedor do ano (GSEA) em 2019, e sócio do Amana Katu, um negócio de impacto chamado Amana Katu, que trata água para consumo em regiões vulneráveis do Pará.
Helena Carasek, da Universidade Federal de Goiás (UFG), por sua vez, compartilhou a experiência de fomento ao empreendedorismo por meio da Olimpíada de Empreendedorismo Universitário da UFG, composta por três categorias: Negócio Inovador, Ação Social e Negócio de Impacto.
Novas iniciativas e novos integrantes da Rede
As novidades do programa Academia ICE, voltadas para professores de graduação e pós-graduação interessados na agenda, também foram apresentadas.
Uma delas diz respeito ao lançamento do site da iniciativa. A plataforma reúne textos de referência sobre os quatro temas trabalhados pelo Programa (Inovação Social, Negócios de Impacto, Investimentos de Impacto e Empreendedorismo Social), ementas, boas práticas, eventos e outras informações com vistas a auxiliar a ação de acadêmicos na agenda de impacto nas três dimensões (ensino, pesquisa e extensão), além de produções dos professores da Rede e outras referências do campo.
Além deste novo espaço, a Academia ICE lança duas iniciativas que visam fortalecer a atuação dos professores em ensino e extensão nas agendas de Investimentos e Negócios de Impacto:
- Jornada de Ensino – uma formação de 40 horas, de setembro a dezembro de 2021, para construção e aprimoramento de planos de aula e ementas de disciplinas de Graduação. As inscrições estão abertas, os interessados podem se inscrever no link: https://pt.surveymonkey.com/r/jornadaensino
- Ciclo Academia ICE Investimentos de Impacto – em parceria com o Impact & Sustainable Finance Faculty Consortium, uma rede liderada pela Kellogg School que reúne mais de 300 professores que ministram aulas e cursos na agenda de investimentos de impacto, finanças sociais e ESG. O Ciclo será composto por quatro encontros online – de agosto de 2021 a maio de 2022 – visando contribuir para práticas de ensino da agenda no Brasil. Podem participar professores de todos os Estados. Informações e inscrições aqui.
No campo da pesquisa foram divulgadas outras iniciativas:
- Chamada para Artigo em parceria com a Vox Capital com inscrições até 5 de setembro. O regulamento está disponível aqui.
- Prêmio Academia ICE – a 8ª Edição será lançada no dia 14 de setembro junto com a coleção que reunirá os trabalhos vencedores de todas as edições anteriores.
Dezoito novos membros, de 11 diferentes cidades, foram apresentados à Rede de Professores durante o Encontro Nacional. São eles:
Renato Ferreira Machado–Faculdade Dom Bosco–RS
Ana Carolina Vilela de Carvalho–UFPR–PR
Ligia Maria da Costa Canellas Tropiano–Mackenzie–SP
Liliane de Oliveira Guimarães–Puc-Minas–MG
Osvaldo Maurício de Oliveira–Puc-Minas–MG
Ana Clara Aparecida Alves de Souza–PUCRS–RS
Cleone Souza–UFCG–PB
Helena Casarek–UFG–GO
Liliane Cristine Schlemer Alcântara–UFMT–MT
Ana Lucia Fontes de Souza Vasconcelos–UFPE–PE
Rita de Cássia Monteiro Afonso–UFRJ–RJ
Felipe Addor–UFRJ–RJ
Cynthia Suassuna–Unicap–PE
Carla Grigoletto Duarte–Unifesp–SP
Vanessa Batisti–Unisinos–RS
Fernanda Sindelar–Univates–RS
Lais Kuss–UNP–RN
Monitoramento registra avanços
Anualmente, os professores membros da Rede Academia ICE são convidados a responder a um questionário utilizado para monitorar a atuação do programa e contribuição das IES para o campo de impacto.
Os resultados de 2020 foram compartilhados durante o Encontro Nacional e revelam o maior número de professores da série histórica lecionando disciplinas nos temas do Programa e o aumento de docentes liderando pesquisas na agenda. As atividades de extensão sofreram queda em relação ao monitoramento anterior.
Ao todo, 73 disciplinas (56% das quais criadas por professores da Rede) foram cursadas por mais de 5.100 alunos. Nos programas de graduação, o tema Empreendedorismo Social foi a principal porta de entrada da agenda nas universidades. Destaca-se ainda o crescimento de disciplinas no tema Inovação Social e de cursos de pós-graduação.
No campo da pesquisa, os resultados também foram positivos. O número de professores que produziram pesquisas foi recorde: a maioria no tema Negócios de Impacto, seguido por Empreendedorismo Social e Inovação Social. Havia 32 pesquisas em andamento na ocasião da consulta.
O monitoramento também aponta que 42% dos professores orientaram pesquisas nas temáticas do Programa. A maior parte (31%) no mestrado, seguida por Trabalho de Conclusão de Curso (26%), doutorado (26%) e, em menor representatividade, iniciação científica (13%) e pós-doutorados (3%).
Para Adriana Mariano, gestora do Programa Academia ICE, o aumento no número de pesquisas nos estágios mais avançados do desenvolvimento acadêmico traz a expectativa de estudos mais robustos teoricamente. A coordenadora destaca a necessidade de ampliação do envolvimento de pesquisadores nas regiões Centro-Oeste e Norte e atrela aos efeitos da pandemia a queda no envolvimento dos professores em atividades de extensão.
“Mais da metade dos professores reconhece que aumentaram suas práticas nas temáticas de investimentos e negócios de impacto desde que entraram na Rede, sendo as atividades do Programa reconhecidas como de grande influência para isso. Isso só amplia nossa responsabilidade e desejo de seguirmos na expansão e fortalecimento da Rede, um trabalho construído a tantas mãos”, comemora.
O relatório completo do 5º monitoramento do Academia ICE está disponível no site do Programa. Clique aqui para acessar.
Assine aqui nosso informativo mensal para receber outros conteúdos como esse diretamente no seu email.