“Poucos pensam estratégias EDIP como uma alavanca para o crescimento”, diz Luana Ozemela, autora de e-book sobre diversidade e inclusão
Lançado no Dia Internacional da Mulher, Guia é resultado de projeto desenvolvido pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) com apoio da ANDE e da USAID
Equidade, diversidade, inclusão e pertencimento (Edip) não são mais palavras que passam despercebidas pelas organizações brasileiras. Uma pesquisa divulgada no mês passado pela startup Blend Edu aponta que cerca de 80% das empresas investem em diversidade e inclusão.
Poucas abordagens, entretanto, têm um “olhar para o tema Edip pela ótica dos business. Algumas empresas querem fazer, têm metas até ambiciosas, mas no dia a dia se dão conta que não sabem fazer, que é mais difícil do que imaginam”. Essa é a avaliação de Luana Ozemela, CEO da Development Impact Managers & Advisors (Dima), doutora em Economia do Trabalho pela University of Aberdeen na Escócia e VP de Impacto Social do iFood.
“São várias as abordagens sobre o tema. Muitas delas são sobre inspiração e letramento, mas pouquíssimas fazem das estratégias Edip uma alavanca para o crescimento”, afirma. A executiva participou nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, do lançamento do e-book “Estratégias de Integração de Equidade, Diversidade, Inclusão e Pertencimento (Edip) nos negócios: um guia para pequenos negócios em crescimento”.
A publicação, assinada por ela e por Alex Martins, faz parte do projeto Estratégias de Integração da EDIP nos Negócios, desenvolvido pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), com apoio técnico da Dima e financiamento da Aspen Network of Development Entrepreneurs (Ande) e da USAID from the American People, no ano passado.
Também fez parte do projeto, um curso on-line sobre o tema oferecido a negócios de impacto que receberam investimentos do ICE e parceiros. Para Ozemela, o guia tem uma forte característica prática justamente por ser resultado do trabalho desenvolvido no projeto. Nele, é possível ter acesso a ferramentas, estudos de caso, roadmaps, um termômetro para medir a situação de Edip da organização, pilares estratégicos e uma visão interseccional, que atinge qualquer grupo que sofra discriminação no ambiente do trabalho.
Outro diferencial, é o olhar da cartilha para as startups e pequenas empresas. “A cartilha compreende que elas são diferentes das grandes. Elas não têm tantos recursos e são pressionadas, na hora de buscar fornecedores diversos, pelo preço. Isso, no entanto, não é desculpa para não fazer. Por outro lado, as pequenas empresas, as startups que estão escalando, são capazes de fazer mudanças na governança e torná-la mais inclusiva, crescer já no caminho certo”, salienta Ozemela.
Casos de sucesso
O lançamento on-line contou com a participação de dois negócios de impacto que tiveram a oportunidade de participar do curso que gerou a cartilha, a Positive Ventures e a Redação Online. “Após o curso, as estratégias de Edip passaram a estar no nosso dia a dia e são como um alimento para nossas ações”, afirma a CFO da Redação Online, Priscilla Pinheiro.
Andrea Kestenbaum, cofundadora e CEO da Positive Ventures destacou como o curso auxiliou para transformar as estratégias Edip em uma prioridade na empresa. “Sempre discutimos sobre Edip, mas compreendemos que o importante é unir o que você faz com o como você faz. E o engajamento foi impressionante”, explica. Kestenbaum ainda comemorou o fato que atualmente 42% das investidoras da empresa são mulheres. Entre os desafios, ela apontou multiplicar o conhecimento sobre as estratégias Edip. “Queremos servir de exemplo para nossos investidores”, declarou.
Cartilha gratuita
Voltado principalmente para empreendedores e líderes de empresas, o e-book “Estratégias de Integração de Equidade, Diversidade, Inclusão e Pertencimento (Edip) nos negócios: um guia para pequenos negócios em crescimento” está disponível gratuitamente no site do ICE, neste link.