This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
“Poucos pensam estratégias EDIP como uma alavanca para o crescimento”, diz Luana Ozemela, autora de e-book sobre diversidade e inclusão
Lançado no Dia Internacional da Mulher, Guia é resultado de projeto desenvolvido pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) com apoio da ANDE e da USAID
Equidade, diversidade, inclusão e pertencimento (Edip) não são mais palavras que passam despercebidas pelas organizações brasileiras. Uma pesquisa divulgada no mês passado pela startup Blend Edu aponta que cerca de 80% das empresas investem em diversidade e inclusão.
Poucas abordagens, entretanto, têm um “olhar para o tema Edip pela ótica dos business. Algumas empresas querem fazer, têm metas até ambiciosas, mas no dia a dia se dão conta que não sabem fazer, que é mais difícil do que imaginam”. Essa é a avaliação de Luana Ozemela, CEO da Development Impact Managers & Advisors (Dima), doutora em Economia do Trabalho pela University of Aberdeen na Escócia e VP de Impacto Social do iFood.
“São várias as abordagens sobre o tema. Muitas delas são sobre inspiração e letramento, mas pouquíssimas fazem das estratégias Edip uma alavanca para o crescimento”, afirma. A executiva participou nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, do lançamento do e-book “Estratégias de Integração de Equidade, Diversidade, Inclusão e Pertencimento (Edip) nos negócios: um guia para pequenos negócios em crescimento”.
A publicação, assinada por ela e por Alex Martins, faz parte do projeto Estratégias de Integração da EDIP nos Negócios, desenvolvido pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), com apoio técnico da Dima e financiamento da Aspen Network of Development Entrepreneurs (Ande) e da USAID from the American People, no ano passado.
Também fez parte do projeto, um curso on-line sobre o tema oferecido a negócios de impacto que receberam investimentos do ICE e parceiros. Para Ozemela, o guia tem uma forte característica prática justamente por ser resultado do trabalho desenvolvido no projeto. Nele, é possível ter acesso a ferramentas, estudos de caso, roadmaps, um termômetro para medir a situação de Edip da organização, pilares estratégicos e uma visão interseccional, que atinge qualquer grupo que sofra discriminação no ambiente do trabalho.
Outro diferencial, é o olhar da cartilha para as startups e pequenas empresas. “A cartilha compreende que elas são diferentes das grandes. Elas não têm tantos recursos e são pressionadas, na hora de buscar fornecedores diversos, pelo preço. Isso, no entanto, não é desculpa para não fazer. Por outro lado, as pequenas empresas, as startups que estão escalando, são capazes de fazer mudanças na governança e torná-la mais inclusiva, crescer já no caminho certo”, salienta Ozemela.
Casos de sucesso
O lançamento on-line contou com a participação de dois negócios de impacto que tiveram a oportunidade de participar do curso que gerou a cartilha, a Positive Ventures e a Redação Online. “Após o curso, as estratégias de Edip passaram a estar no nosso dia a dia e são como um alimento para nossas ações”, afirma a CFO da Redação Online, Priscilla Pinheiro.
Andrea Kestenbaum, cofundadora e CEO da Positive Ventures destacou como o curso auxiliou para transformar as estratégias Edip em uma prioridade na empresa. “Sempre discutimos sobre Edip, mas compreendemos que o importante é unir o que você faz com o como você faz. E o engajamento foi impressionante”, explica. Kestenbaum ainda comemorou o fato que atualmente 42% das investidoras da empresa são mulheres. Entre os desafios, ela apontou multiplicar o conhecimento sobre as estratégias Edip. “Queremos servir de exemplo para nossos investidores”, declarou.
Cartilha gratuita
Voltado principalmente para empreendedores e líderes de empresas, o e-book “Estratégias de Integração de Equidade, Diversidade, Inclusão e Pertencimento (Edip) nos negócios: um guia para pequenos negócios em crescimento” está disponível gratuitamente no site do ICE, neste link.