Saúde e educação são mais de 60% do PIB do terceiro setor, aponta estudo Sitawi/Fipe
Pesquisa aponta pela primeira vez a representação das Organizações da Sociedade Civil (OSC) na economia brasileira e na geração de postos de trabalho
O terceiro setor no Brasil é responsável por 4,27% da economia brasileira e saúde e educação são as atividades econômicas que mais contribuem no valor adicionado, somando 60,2% do total, e 42,3% e 17,9% da fatia, respectivamente.
As informações fazem parte do levantamento “A importância do terceiro setor para o PIB no Brasil” divulgada nesta quinta-feira (24), em São Paulo. A coordenação geral da pesquisa realizada pela Fipe ficou com a Sitawi Finanças do Bem, gestora de fundos de impacto social.
“A primeira entidade do terceiro setor que tivemos no Brasil foi a Santa Casa de São Paulo. Até 1988, com a consolidação do SUS, as santas casas eram as entidades que atendiam gratuitamente. Mesmo hoje, as entidades filantrópicas representam cerca de metade do atendimento do SUS”, afirma o médico pediatra José Luiz Egydio Setúbal, presidente da fundação que leva seu nome e uma das financiadoras da pesquisa.
Setúbal ainda ressaltou a importância do estudo, lembrando que o terceiro setor no Brasil é heterogêneo, incluindo realidades diferentes como pequenas organizações filantrópicas até instituições de ensino superior.
Para a diretora executiva do Movimento Bem Maior, Carola Monteiro de Barros Matarazzo, o estudo é importante para embasar o fomento à cultura de doação. “Quando posso levar dados para grandes filantropos tenho mais capacidade de fomentar a cultura de doação no Brasil” diz. Matarazzo ainda ressalta que a pesquisa será importante na defesa junto ao poder público para desenvolvimento de políticas públicas que afetam o setor. O Movimento Bem Maior também ofereceu apoio financeiro para a realização da pesquisa, além do Instituto ACP, Instituto Phi, Sitawi e Teresa Bracher (doadora individual).
A pesquisa
A busca por um dado que demonstrasse a importância econômica do terceiro setor no Brasil levou o CEO da Sitawi, Leonardo Letelier a idealizar e coordenar o estudo. A busca valeu a pena. Ficou demonstrado que o terceiro setor, responsável por 4,27% da economia brasileira, pode ser comparado com a agricultura no país, que movimenta 4,57% do PIB nacional.
“A importância do terceiro setor para a sociedade, para a conexão social, a gente já sabia, agora sabemos que ele é economicamente importante também”, afirma Letelier. O resumo da pesquisa está disponível neste link e a íntegra pode ser acessada aqui.
Em valores brutos, 4,27% equivalem a R$ 423 bilhões se for considerado o PIB de 2022 e R$ 220 bilhões considerando os dados consolidados de 2015, usados pela Fipe para realizar o levantamento.
Outro dado importante revelado pelo estudo foi a participação do setor na ocupação. A Fipe revela que 5,88% da ocupação no Brasil, ou cerca de 6 milhões de postos de trabalho, estão no terceiro setor. Entre as atividades, a saúde é a que mais gera postos, com 30,6%, seguida pela educação, 14,3% e atividades artísticas 7,6%. Outras organizações associativas são responsáveis pelos outros 47,5%.
“Com uma pesquisa consolidada, a gente imagina que vai incentivar a cultura da doação”, avalia um dos autores e responsáveis pela execução da pesquisa, Ademir Rocha, pesquisador da Fipe.