ICE apresenta Coalizão pelo Impacto na Conferência ISTR 2024
Metodologia no trabalho com Instituições de Ensino Superior foi o tema da palestra no International Society for Third-Sector Research, principal evento do setor no mundo
O ICE apresentou a Coalizão pelo Impacto na 16ª Conferência Internacional do ISTR (International Society for Third-Sector Research), ocorrida entre os dias 16 e 19 de julho de 2024, na Universidade da Antuérpia, na Bélgica.
Camila Aloi, gerente do programa Academia ICE, foi a responsável pela apresentação que tinha como mote “Supporting ecosystems for impact business” (suporte a ecossistemas para negócios de impacto, em tradução literal). O painel discutiu a Coalizão e a contribuição das universidades na construção de uma economia orientada para o impacto positivo.

Camila Aloi, gerente da Academia ICE, marcou presença na 16ª Conferência Internacional do ISTR
Ela deu o seu depoimento sobre a participação do ICE no ISTR:
ICE: Qual é a importância da participação do ICE em uma conferência internacional do ISTR?
Camila Aloi: O ISTR é uma conferência que reúne o mundo acadêmico e a sociedade civil para ampliar a conexão desses dois mundos no debate de soluções para avanços no campo das ciências sociais. O ICE é uma organização da sociedade civil e tem um robusto trabalho com acadêmicos, por isso, temos muito a aportar e contribuir nessa discussão.
ICE: A participação do ICE no ISTR gerou frutos positivos? Há espaço para colaboração com organizações internacionais?
CA: A apresentação da metodologia da Coalizão pelo Impacto no trabalho com IESs (Instituições de Ensino Superior) gerou muito interesse de organizações internacionais que começam a discutir a relevância de trabalhos com ecossistemas de impacto para mudanças sistêmicas e se inspiraram na atuação coletiva e conectada das 11 IES do programa.
ICE: Qual é a importância de se discutir negócios de impacto em um âmbito internacional?
CA: O avanço do campo dos negócios de impacto tem ainda muito a crescer e precisa de capital impulsionador, portanto, discussões como essa apoiam a evolução desse campo. Precisamos ampliar formas de financiamento e os recursos internacionais podem ser uma saída.
ICE: Pela sua experiência no Fórum de aprendizagem transformadora, como a Coalizão pelo impacto pode contribuir com o impacto positivo em instituições de ensino superior no Brasil?
CA: Como vitrine das ações do programa, como por exemplo o trabalho coletivo e articulações e trocas com demais atores locais.
Na semana seguinte ao ISTR, Camila apresentou o caso da Coalizão no IX Fórum de Aprendizagem Transformadora: conectando saberes para ampliar o impacto social da universidade. O evento ocorreu entre os dias 29, 30 e 31 de julho no campus Mackenzie Higienópolis e na cidade de Francisco Morato.