This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
ICE realiza Assembleia Geral e celebra os resultados de 2024
Com uma dinâmica inovadora e ocupando a sede da organização, os associados foram convidados a repercutir as ações realizadas no último ano.
O Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) realizou, no dia 4 de dezembro, sua Assembleia Geral. Durante o encontro, foram apresentados o os resultados alcançados pelos programas Associados, Academia ICE e Coalizão pelo Impacto, foi aprovado o orçamento de 2025, além de realizada uma atividade especial em comemoração aos 25 anos da organização.
“O ICE sempre foi pioneiro, incentivando os associados a explorarem temas desafiadores e inovadores. Isso faz parte do nosso DNA: trabalhar com coragem, determinação, resiliência e uma visão de colaboração, seja com nossos associados ou com parceiros”, destacou Luiza Nascimento, diretora-presidente da organização, durante a abertura do evento. Ao refletir sobre a trajetória do ICE nas últimas duas décadas, ela enfatizou a união entre colaboração e inovação social como motores para a redução das desigualdades no país.
Com uma perspectiva sobre 2024, Renata Nascimento, presidente do Conselho Deliberativo, destacou a importância dos programas Academia ICE, que atingiu quase 300 professores em todo o Brasil, além de ressaltar o papel fundamental da Rede de Associados e da Coalizão pelo Impacto. Ela também reconheceu o empenho da equipe do ICE em manter uma transformação significativa durante um ano marcado pela ampliação do time da organização.
O evento também marcou o lançamento do “ICE Talks”, uma dinâmica de entrevistas criada para promover maior integração entre os associados e as iniciativas do Instituto. Na estreia, Luiz Lara, associado fundador, conduziu a atividade e convidou alguns membros para repercutir e celebrar os destaques dos programas institucionais. “Foi uma experiência muito positiva e acredito que fomentou o senso de pertencimento entre o grupo de associados. Tivemos a oportunidade de discutir temas relevantes, como a própria história do ICE, o impacto da Coalizão em seis cidades e os avanços do programa Academia ICE”, relembrou.
Rede de Associados
Luiza Nascimento destacou, no contexto das atividades realizadas pela Rede de Associados, o impacto das viagens de aprendizado em 2024. “O que mais me surpreendeu foram as viagens de aprendizado, um grande diferencial. A viagem à Índia proporcionou um vínculo entre os associados e trouxe muitos insights poderosos. Foi muito inspirador, e as trocas começaram a fluir mais”, afirmou.
Um dos objetivos do programa é consolidar uma rede de referência em inovação social, composta por associados engajados nas temáticas e iniciativas do ICE. A proposta é motivá-los a realizar ações conjuntas e a exercer influência em seus diferentes papéis e segmentos de atuação.
Nessa perspectiva, a associada Karin Baumgart Srougi compartilhou como os aprendizados adquiridos no ICE impactam suas articulações no núcleo familiar e, consequentemente, nos empreendimentos liderados pela família. “Quando eu cheguei, estávamos começando a falar de negócios de impacto. O que conhecemos aqui, eu levo para outros círculos, inclusive para a minha família, trazendo outras pessoas, institutos e fundações. Uso os aprendizados daqui e levo para minha vida pessoal. Se não fosse o ICE, não teria dado esse passo. Sou super fã. Quero aprender e ganhar experiência para levar para o mundo, para minha família e para mudar o país”, declarou.
Confira alguns destaques:
- Viagem de aprendizado à Índia
- Formação em Inteligência artificial
- Artigo sobre os avanços no cenário socioambiental brasileiro
- Formação com o Darius Polok, do International Alumni Center (IAC Berlim), sobre mudanças sistêmicas
- ICE participa do Global Social Innovation Indaba na África do Sul
- Encontro com a LeapFrog Investments
Iniciativas da Academia ICE em 2024
Para repercutir o programa voltado às Instituições de Ensino Superior (IES), Renata Brunetti, associada e entusiasta da agenda de educação, foi convidada. Ela destacou que a educação é fundamental para qualquer transformação no mundo. “Só com a educação vamos construindo novas formas de agir e pensar visando uma sociedade mais sustentável”, afirmou.
Em 2024, a Academia ICE consolidou sua atuação com diversas iniciativas. Participou de congressos, seminários e eventos do setor, além de realizar a “Jornada de Ensino Nacional”, com 62 professores, e a “Jornada de Ensino Regional”, em parceria com a Coalizão, que reuniu 89 participantes das cinco regiões do país. Também promoveu três edições dos “Encontros Academia”, com 217 inscritos, e duas do “Academia Recebe”, que contaram com 175 participantes. A inclusão de 138 novos professores e o “Monitoramento da Rede Academia 2024” foram marcos relevantes do ano.
Entre outros destaques, estão a nona edição do “Encontro Nacional Academia ICE”, que reuniu 390 participantes, e um café da manhã com reitores das universidades membros da Coalizão. Esse último evento reforçou parcerias e promoveu a troca de experiências entre as dez instituições integrantes.
Relembre alguns destaques:
- Internacionalizar e decolonizar a produção científica brasileira
- Monitoramento Academia ICE 2024: um olhar da produção acadêmica sobre impacto positivo no Brasil
- Precisamos imaginar colaborativamente futuros sociobiodiversos
- ICE apresenta Coalizão pelo Impacto na Conferência ISTR 2024
Avanços da Coalizão pelo Impacto no último ano
Já a Coalizão pelo Impacto, iniciativa correalizada pelo ICE e outras 12 organizações com foco no fortalecimento de infraestruturas locais de suporte e apoio aos negócios de impacto, teve um ano marcado por intensas articulações e avanços da agenda nas localidades. Quem repercutiu os resultados de 2024 do programa foram as associadas Bia Fiuza e Bea Johannpeter.
Bia Fiuza, associada da organização e coordenadora da Coalizão em Fortaleza (CE) até novembro, ressaltou que o maior aprendizado nas cidades tem sido a mudança de modelo mental para compreender como intervir de forma eficaz e promover transformações. Segundo ela, embora o processo seja gradual, com avanços que ocorrem aos poucos, já é possível observar resultados concretos. “Embora a iniciativa esteja pautada por uma tese com metas definidas, trata-se de um sonho em construção, sem um produto final pronto. No entanto, à medida que os modelos vão se transformando, os benefícios começam a se materializar”, destacou.
Bea Johannpeter, também associada ICE, apontou os desafios enfrentados em Porto Alegre ao longo do ano, especialmente devido às chuvas catastróficas de maio, que trouxeram impactos severos em diversas áreas. Ela destacou que a Coalizão respondeu prontamente com recursos extras e iniciativas de editais para oferecer apoio direto a empreendedores sociais de impacto. “Existe uma necessidade de ampliar o suporte aos conselhos locais, indo além do apoio financeiro, buscando formas de fortalecer sua atuação e capacidade de resposta”, enfatizou.
Alguns destaques mencionados:
- Estado do Ceará fortalece seus empreendimentos com o Comitê Estadual de Negócios de Impacto
- Coalizão pelo Impacto Porto Alegre foca no apoio à empreendedores de impacto e prevenção de riscos ambientais
- Coalizão escuta organizações de apoio a empreendedores nas cidades de atuação do programa
- Coalizão traz recomendações para o poder público fortalecer o apoio aos negócios de impacto
Fotos por Júlia Ilario.