ICE leva contribuições da Coalizão pelo Impacto e da Rede Academia para a Conferência Anprotec 2024
Damaris Ribeiro, coordenadora de programas e Camila Aloi, gerente do Programa Academia ICE, representaram o ICE na Conferência Anprotec, um dos mais importantes eventos de inovação e empreendedorismo do Brasil. Nesta edição, o tema central foi “Os Ambientes de Inovação Transformando os Territórios e as Cidades”, refletindo o papel fundamental que parques tecnológicos, incubadoras e aceleradoras desempenham na construção de cidades mais inteligentes, sustentáveis e inclusivas. A conferência busca explorar como a inovação pode impulsionar o desenvolvimento econômico, promover a sustentabilidade ambiental e melhorar a qualidade de vida nas cidades brasileiras.
Damaris palestrou no workshop “1st Global Female Sci-Tech Sessions”, que abordou experiências, fortalecimento de conexões e a promoção da colaboração para o desenvolvimento de novos projetos e parcerias na rede de inovação feminina.
Camila participou do painel “Ambientes de Inovação Transformando Territórios e Cidades” apresentando o trabalho da Coalizão pelo Impacto a partir da lente de Economia de Impacto para a formação de ecossistemas robustos e transformadores.
“A metodologia de trabalho, a partir das oito dimensões e a interação e articulação entre elas, foi destaque para mostrar a relevância do trabalho colaborativo e cocriado no impulsionamento dos territórios para termos mais recursos, mais formações e mais parcerias nas cidades. Outro grande destaque foi em relação a forma de governança da Coalizão, onde a troca entre o conselho nacional e o conselho local de cada cidade, apoia o intercâmbio de saberes e de uma estratégia robusta e sistêmica”, ressaltou Camila.
A Conferência foi realizada pela Anprotec em parceria com o Sebrae, e foi sediada pelo PIT – Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos com patrocínio da FINEP e CNPq, do MCTi, e do Sistema CONFEA/CREA e MÚTUA.