Conferência do ISTR explicita similaridades entre desafios enfrentados por países da América Latina
O ICE participou da 14ª edição regional da conferência do International Society for Third-Sector Research (ISTR). O encontro, voltado para países da América Latina e do Caribe, aconteceu na Cidade do México e foi realizado em uma parceria entre a Facultad de Responsabilidad Social, o Centro Mexicano para a Filantropia (Cemefi) e a Universidade Anáhuac, que também sediou a conferência. Camila Aloi, gerente da Rede Academia ICE, participou de uma sessão dedicada a iniciativas locais e comunitárias para a sustentabilidade socioambiental, apresentando a Coalizão pelo Impacto, com enfoque na catalisação de ecossistemas de impacto socioambiental positivo.
Com o tema Governança, inovação e novas formas colaborativas para o bem comum na América Latina e no Caribe, a conferência tratou de temas como governança, inovação, justiça social, participação cidadã, uso de inteligência artificial na gestão de OSCs e o futuro da sociedade civil na região. Ao todo, o ISTR contou com a presença de cerca de 170 pesquisadores, sendo quinze destes da delegação brasileira e nove da Academia ICE, representando a segunda maior delegação a participar do evento.
Camila Aloi enfatizou a importância do congresso como um espaço de troca de conhecimentos entre países:
“É muito interessante perceber que entre os países da América Latinas, temas de filantropia, participação social, inversões governamentais para a sociedade civil, entre outros, sofrem de problemas muito parecidos. Temas de transparência, fomento, participação pública e liberdade de atuação, são complexos e difíceis. Práticas assistencialistas ainda são muito comuns”.
