This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Conferência do ISTR explicita similaridades entre desafios enfrentados por países da América Latina
O ICE participou da 14ª edição regional da conferência do International Society for Third-Sector Research (ISTR). O encontro, voltado para países da América Latina e do Caribe, aconteceu na Cidade do México e foi realizado em uma parceria entre a Facultad de Responsabilidad Social, o Centro Mexicano para a Filantropia (Cemefi) e a Universidade Anáhuac, que também sediou a conferência. Camila Aloi, gerente da Rede Academia ICE, participou de uma sessão dedicada a iniciativas locais e comunitárias para a sustentabilidade socioambiental, apresentando a Coalizão pelo Impacto, com enfoque na catalisação de ecossistemas de impacto socioambiental positivo.
Com o tema Governança, inovação e novas formas colaborativas para o bem comum na América Latina e no Caribe, a conferência tratou de temas como governança, inovação, justiça social, participação cidadã, uso de inteligência artificial na gestão de OSCs e o futuro da sociedade civil na região. Ao todo, o ISTR contou com a presença de cerca de 170 pesquisadores, sendo quinze destes da delegação brasileira e nove da Academia ICE, representando a segunda maior delegação a participar do evento.
Camila Aloi enfatizou a importância do congresso como um espaço de troca de conhecimentos entre países:
“É muito interessante perceber que entre os países da América Latinas, temas de filantropia, participação social, inversões governamentais para a sociedade civil, entre outros, sofrem de problemas muito parecidos. Temas de transparência, fomento, participação pública e liberdade de atuação, são complexos e difíceis. Práticas assistencialistas ainda são muito comuns”.