Conferência Anprotec aproxima inovação e negócios de impacto
Nova edição do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador cria categoria inédita de Negócios de Impacto
O ICE marcou presença na 35ª conferência Anprotec, em Foz do Iguaçu, no Paraná. O evento, um dos mais importantes do ramo de inovação e empreendedorismo do Brasil, teve como tema central “Ecossistemas colaborativos e integrados à inovação global”.
No terceiro dia da conferência, foram anunciados os vencedores do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador 2025, que reconhece as melhores práticas e projetos desenvolvidos por ambientes promotores de inovação no Brasil. A atual edição da premiação contou com cinco categorias – Incubadora de Empresas, Aceleradora, Hub de Inovação, Parque Científico e Tecnológico, Negócios de Impacto. Camila Aloi, gerente do Programa Academia ICE, fez parte da banca avaliadora de Negócios de Impacto.
Confira os finalistas e vencedores das cinco categorias do prêmio:
- Incubadora de Empresas
INCIT – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá
Centro Incubador Tecnológico – FUNDETEC
Incubadora de Empresas de Base Tecnológica CenTev/UFV
- Aceleradora
Hub de Inovação Multifuncional do BH-TEC
Getin Aceleradora – Gestão Empresarial, Tecnologia e Inovação LTDA
Ventiur Investimentos em Novos Negócios S.A
- Hub de Inovação
Biopark Educação
Tiradentes Innovation Center – TIC
Unifor Hub
- Parque Científico e Tecnológico
Pollen Parque Científico e Tecnológico – Fundeste
Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos
Parque Científico e Tecnológico da PUCRS – TECNOPUC
- Negócios de Impacto
Biozer da Amazônia Indústria
Ver-TI Mobilidade Urbana
Govtech Lab
Além disso, Camila também participou do painel Temático 06: Desafios dos ecossistemas colaborativos: perspectivas e oportunidades, que discutiu estratégias para extrair o máximo potencial de redes de inovação no Brasil. Como estudo de caso, a gerente da Academia ICE compartilhou a experiência prática vivida com a Coalizão pelo Impacto:
“Na nossa experiência com a Coalizão pelo Impacto, aprendemos que ser um orquestrador de ecossistemas, passa por unir diversos atores induzindo e articulando encontros.(….) Para que, ao sairmos do centro da articulação, ela siga se expandindo e acontecendo. É trazer as pessoas para o centro das decisões, propiciar autonomia e ano a ano, ir perdendo o controle.”, refletiu.
Entre membros da Rede Academia ICE, estiveram presentes: Abraão Freires Saraiva Júnior (UFC), Fernando Henrique Lermen (Unespar – Paranaguá), Cleonice Borges de Souza (UFG), Flavia Oliveira (IFPR) e Leonardo Pereira (IFPR).
A 35ª Conferência Anprotec foi realizada pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A realização local foi do Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (Separtec), da Fundação Araucária, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Governo do Estado do Paraná.