BioCidades Empreendedoras reforça compromisso com a bioeconomia
Programa internacional desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e pela Bridge for Billions, chega a sua 2ª edição no Brasil
Aconteceu em Curitiba, no fim de outubro, o encerramento da 2ª edição brasileira do BioCidades Empreendedoras, iniciativa que contou com gestão do Instituto Legado e apoio técnico da Fundação Grupo Boticário e do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE).
Durante o evento, além da participação de todos os realizadores, aconteceu uma feira com 50 expositores participantes do Programa, e a apresentação de pitches com os negócios de impacto finalistas, que visam a restauração de ecossistemas urbanos, fortalecimento da bioeconomia e promoção da resiliência climática.
Carol Kossling, coordenadora de comunicação ICE, teve a oportunidade de apresentar o Instituto durante a mesa de abertura e, ainda, participou da premiação. “Foi gratificante ver como o ecossistema de impacto do Paraná e São Paulo trocaram experiências durante o processo. Ver os negócios de impacto expondo seus produtos e serviços mostra que o ICE está no caminho certo em fazer parte da fortificação desse ecossistema em todo o país”, destacou a coordenadora, que aproveitou a oportunidade para apresentar o case da Coalizão Pelo Impacto.
Ao todo, o BioCidades Empreendedoras 2025 incubou 56 negócios e o evento em Curitiba celebrou o encerramento do programa com uma premiação que condecorou negócios de impacto em cinco categorias: Impacto local Curitiba, Impacto local São Paulo, Empreendedorismo feminino, Inovação e Impacto Socioambiental. Confira abaixo os escolhidos:
Categorias de premiação:
Impacto Local Curitiba
Menção honrosa: Natureza Karuna
Prêmio: Ingá
Impacto Local São Paulo
Menção honrosa: É tudo pra ontem
Prêmio: Composta Leste
Empreendedorismo Feminino
Menção honrosa: efeito.Circular
Prêmio: Mandinga Biojóias
Inovação
Menção Honrosa: Bion Global
Prêmio: Monitorai
Impacto Socioambiental
Prêmio: Macondo Chocolates Artesanais
