ICE participa da conferência internacional “The Future of Social Mobility”, em Santiago do Chile
O ICE participou no início de dezembro da conferência “The Future of Social Mobility”, organizada pelo Centro de Estudos de Conflito e Coesão Social (COES) e patrocinada pela Fundação Julius Baer, na Universidade Católica de Santiago do Chile.
O encontro reuniu representantes da filantropia, academia, sociedade civil e empreendedores sociais de todo o mundo.
O intuito foi discutir caminhos, barreiras e oportunidades para ampliar a mobilidade social.
Esse termo refere-se à capacidade de pessoas e grupos melhorarem suas condições de vida ao longo do tempo.
Em países marcados por desigualdades estruturais, como muitos na América Latina, fortalecer a mobilidade social significa ampliar acesso a oportunidades, reduzir barreiras históricas e promover inclusão, temas que dialogam diretamente com inovação social, políticas públicas e iniciativas multissetoriais.
Ao longo de dois dias, o evento promoveu trocas profundas sobre estratégias multissetoriais capazes de gerar transformações mais estruturais.
A diretora-executiva do ICE, Carla Duprat, compôs a mesa “Giving for Change: Philanthropic Approaches to Social Mobility and Equality”.
No painel, foram debatidos os desafios e o potencial da filantropia enquanto recurso catalítico para fomentar inovação, assumir riscos e apoiar mudanças sistêmicas de longo prazo.
Carla compartilhou os pilares que orientam a atuação do ICE, inovação social, ação coletiva e fortalecimento de ecossistemas de impacto, e destacou aprendizados de iniciativas como a Coalizão pelo Impacto, da qual o ICE hoje é a Secretaria Nacional e co-realizador ao lado de outras 11 organizações.
Ao refletir sobre a participação no evento, Carla ressaltou o valor de encontros que articulam diferentes setores.
“Saio muito inspirada de entender que, de fato, quando tem reuniões dessas com múltiplos atores, saem ideias, iniciativas, contatos e ações muito mais colaborativas, multisetoriais e, quem sabe, um pouco mais sistêmicas”, disse.
A presença do ICE reforça seu compromisso em promover conexões, fortalecer o ecossistema de impacto e contribuir para soluções coletivas que avancem a mobilidade social no Brasil e no mundo.
